Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas.
Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas.
As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos. No entanto, as doenças reumáticas podem acometer também órgãos internos, como coração e rins e, para a maioria delas, existem fundamentos imunológicos bem definidos.
As causas do reumatismo estão relacionadas a fatores genéticos. No entanto, a artrite reumatóide pode ser causada por infecções virais e bacterianas, já que os vírus e bactérias podem desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico quando caem na corrente sanguínea.
Alguns fatores de risco também estão relacionados ao reumatismo, como o fato de haver parentes que apresentam a mesma doença, o hábito de fumar (ativo ou passivo), exposição a poluentes tipo sílica, além do gênero feminino, já que a doença afeta três vezes mais mulheres do que homens
As doenças associadas ao reumatismo apresentam sintomas claros que podem ser notados pelos pacientes. Os principais sintomas são: dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentos e rigidez ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.
Reumatismo tem cura e o tratamento depende da doença e seu estágio de evolução. Os tratamentos convencionais envolvem o uso de anti-inflamatórios, cortisona e moduladores da inflamação (medicamentos que inibem a produção de citocinas — substâncias envolvidas no processo inflamatório).
Pacientes com reumatismo podem apresentar associados quadros de ansiedade e depressão. Por isso, tratamento complementar com ansiolíticos e antidepressivos pode ser recomendado, além da realização de práticas integrativas, como acupuntura.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.