Retrações Intercostais
Para entender as retrações intercostais é importante saber como funcionam os músculos intercostais que estão localizados entre as costelas.
O que é Retrações intercostais?
Para entender as retrações intercostais é importante saber como funcionam os músculos intercostais que estão localizados entre as costelas.
Os músculos intercostais e as costelas seguem o ritmo do diafragma, ou seja, ao inalar e exalar o ar, o diafragma contrai e relaxa, movimenta-se para cima e para baixo, as costelas elevam e abaixam os músculos intercostais que também contraem e relaxam, esses movimentos auxiliam o funcionamento normal dos pulmões.
As retrações intercostais são a redução do ar dentro do peito e indica o bloqueio das vias aéreas, ou um problema respiratório.
Quais as causas da Retrações Intercostais?
As causa podem ser:
- Asma;
- Pneumonia;
- Bronquite;
- Bronquiolite;
- Anafilaxia;
- Crupe;
- Epiglotite;
- Obstrução na traqueia;
- Síndrome do desconforto respiratório;
- Abcesso retrofaríngeo;
- Aspiração de objetos
Quais os sintomas das Retrações Intercostais?
Uma das sensações, por exemplo, são as costelas apertando os pulmões, mas os sintomas também podem estar atrelados com:
- Respiração acelerada (de até 40-50 respirações por minuto);
- Respiração profunda;
- Sibilar (um som de assobio ao respirar) ou um som agudo ao respirar;
- Em alguns casos a pele, os lábios e as unhas ficam no tom azulado.
Como é o tratamento de Retrações Intercostais?
É recomendado procurar imediatamente uma emergência médica. Os especialistas: Clínico Geral, Pneumologista e Otorrinolaringologista estão preparados para atender a esta urgência. O primeiro passo para o tratamento é ajudar o paciente a respirar, em alguns casos o uso do oxigênio e auxílio de medicamentos, podem ser os tratamentos recomendados. A cura depende muito do diagnóstico do médico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.