A retinose pigmentar é denominada como um um grupo de doenças hereditárias que afetam a retina do paciente.
O que é Retinose Pigmentar?
Denomina-se retinose pigmentar o grupo de doenças hereditárias que afetam a retina do paciente. Ela surge quando as estruturas fotorreceptoras do olho (cones e bastonetes) deixam de captar luz, prejudicando a formação da imagem pela retina e a capacidade de distinguir cores, deixando a visão comprometida.
Pessoas que apresentam a retinose pigmentar estão incluídas em dois grupos: aqueles em que o problema se manifesta apenas nos olhos e o grupo em que a doença acaba se apresentando por outras formas ou doenças sistêmicas, que incluem:
Quando a retinose pigmentar se manifesta como uma doença sistêmica, o paciente sofre com outras alterações orgânicas, como surdez ou alterações auditivas e obesidade, por exemplo.
Qual é o tratamento indicado para a Retinose Pigmentar?
Mesmo que ainda não haja cura para a doença, existem formas de prevenção e tratamento, possibilitando qualidade de vida. Para o tratamento da retinose pigmentar, os médicos indicam a ingestão de alimentos ricos em vitamina A e DHA. Mesmo assim, é fundamental o acompanhamento de um especialista para garantir a independência do paciente.
Além da alimentação, pode ser necessária a utilização de óculos com proteção UVA e bloqueadores B.
Quais os sintomas da Retinose Pigmentar?
Entre os sintomas da retinose pigmentar, estão:
Quais as causas da Retinose Pigmentar?
A retinose pigmentar tem três causas principais:
Além desses fatores, acredita-se que a exposição à radiação solar possa contribuir para o quadro de retinose pigmentar, ainda que de 1 em cada 4 mil pessoas, e que sejam cerca de 45 os genes que podem sofrer alterações.
É necessário ressaltar que os primeiros sinais da doença podem se manifestar logo na infância ou na adolescência, evoluindo até a terceira idade.
Como é feito o diagnóstico da Retinose Pigmentar?
Podem ser realizados exames de mapeamento de retina, retinografia, tomografia ocular, eletrorretinografia e exames adicionais como os de cores e campo visual.
Retinose Pigmentar tem cura?
A retinose pigmentar não tem cura, porém, alguns tratamentos podem ajudar a controlar e a impedir a sua evolução.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: