Retenção de Líquidos
Retenção de líquido é o nome técnico que se dá para o inchaço e o acúmulo de líquidos no corpo de uma pessoa.
O que é Retenção de Líquidos?
Retenção de líquidos é o nome técnico que se dá para o inchaço e o acúmulo de líquidos no corpo de uma pessoa, resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse inchaço pode estar localizado em um só local, como nos pés, ou pode estar espalhado pelo corpo inteiro, deixando transitoriamente uma marca/sulco.
O que causa Retenção de Líquidos?
A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser ocasionado por uma série de condições: alimentação incorreta, sedentarismo, medicamentos, problemas de circulação e pressão sanguínea, problemas nos rins, fígado e coração e doenças da tireoide.
A retenção de líquidos é mais comum em determinadas épocas, como durante a gravidez, a menopausa e o período pré-menstrual.
Quais os sintomas de Retenção de Líquidos?
Na retenção de líquidos, geralmente são feitos exames para descobrir se esse inchaço é causado por alguma doença. É recomendado buscar ajuda médica, especialmente se o inchaço for só de um lado ou mesmo se afetar áreas incomuns, como as pálpebras e o rosto.
Caso isso seja descartado, é recomendado que o paciente faça alterações em seu estilo de vida, para evitar a retenção de líquidos.
Existem diferentes tipos e graus da retenção de líquidos, sendo elas:
- Grau 1: sem ondulações ou irregularidades perceptíveis;
- Grau 2: aparição de furinhos perceptíveis, normalmente na pele;
- Grau 3: surgimento de nódulos bem visíveis;
- Grau 4: pele com muitos nódulos de aspecto rígido.
Para o primeiro grau de edema, não é preciso ter muita preocupação, uma vez que esse aspecto é algo natural do corpo. Apenas estimular a circulação consegue facilmente tratar esse caso.
Já no segundo e terceiro graus é exigido um tratamento mais rígido, que envolve equilibrar a alimentação por meio de pratos práticos para congelar e adotar uma rotina de exercícios que se torna primordial, a fim de evitar procedimentos invasivos.
O quarto grau, por sua vez, gera desconforto, com dores e inchaços intensos, e pode vir a requerer, além de hábitos saudáveis, o tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou mesmo a realização de procedimentos cirúrgicos.
Como é feito o diagnóstico de Retenção de Líquidos?
O diagnóstico de retenção de líquidos baseia-se na avaliação médica do quadro clínico, podendo ser necessária a realização de alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana. Às vezes, se faz necessário também realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço.
Como prevenir a Retenção de Líquidos?
Para prevenir a retenção de líquidos, é necessário adotar alguns hábitos no dia a dia. Entre eles:
- Ingestão de líquidos – Além da água, bebidas que possuem efeitos diuréticos, como chás e sucos, ajudam na eliminação de toxinas consideradas nocivas, estimulando o indivíduo a ir mais vezes ao banheiro, resultando no equilíbrio corporal;
- Adotar uma dieta balanceada;
- Manter uma rotina de exercícios.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a retenção de líquidos com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!