A ressaca é um conjunto de sintomas mentais e físicos devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e resulta em desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes.
A ressaca é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em exagero. Para ser eliminado pelo organismo, o álcool tem que ser transformado, no fígado, em ácido acético, mas antes disso precisa ser transformado em acetaldeído que é ainda mais tóxico que o álcool. Por conta da demora da sua transformação no fígado, o álcool e o acetaldeído continuam a circular no organismo até serem transformados em ácido acético.
O acetaldeído é uma substância tóxica que se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo toxicidade e provocando assim os sintomas da ressaca. Além disso, o álcool faz com que seja eliminada mais água, podendo causar também desidratação.
Após o consumo de quantidades excessivas de álcool, o fígado não é capaz de metabolizar todo o álcool consumido, e o rim é incapaz de filtrar essa substância para que seja eliminada na urina.
Os principais sintomas da ressaca são:
-dor de cabeça forte;
-dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz;
-enjoo e vômito;
-mal-estar geral;
– dor no corpo;
– boca seca;
– falta de apetite;
– dor no estômago;
– não se lembrar do que aconteceu na noite anterior.
Não existe uma forma de tratamento para a ressaca, mas os médicos recomendam beber um copo de água para cada copo de bebida para garantir a hidratação. Além disso, é importante não beber de estômago vazio.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.