O resfriado é um tipo de infecção que acomete as vias aéreas superiores, com foco principal no nariz e na garganta.
O resfriado é um tipo de infecção que acomete as vias aéreas superiores, principalmente o nariz e a garganta. Seus sintomas são considerados leves e duram cerca de 4 dias. De origem viral, essa condição é transmitida facilmente por meio do contato com partículas de saliva e secreções de uma pessoa resfriada.
Por isso, para prevenir o resfriado, é essencial manter uma boa higienização das mãos, com uso constante de álcool em gel e lavagem com água e sabão, além de manter a circulação de ar em ambientes fechados e não compartilhar objetos pessoais.
O resfriado pode ser provocado por mais de 200 tipos de vírus. Na maioria das vezes, a causa é o rinovírus. O quadro é altamente contagioso e se espalha principalmente por gotículas respiratórias, que podem ser liberadas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
Também pode ser transmitido pelo contato com superfícies contaminadas ou com as mãos de uma pessoa infectada, seguido pelo toque no nariz, boca ou olhos.
Entre os principais sintomas de resfriado estão:
A principal diferença é que a gripe é desencadeada por um grupo de vírus da família Influenza, que se divide em A e B. Já os resfriados têm como agente causador mais de 200 tipos de vírus diferentes. Por isso, não há vacina contra essa condição e é comum que uma pessoa fique resfriada mais de uma vez por ano.
Outro ponto importante é que os sintomas da gripe costumam ser mais severos e duram mais tempo do que os do resfriado. Além disso, o vírus da gripe pode se alojar nos pulmões e causar complicações mais sérias, como a pneumonia.
Embora não haja um tratamento específico para curar o resfriado, a recuperação ocorre espontaneamente, ou seja, o corpo combate o vírus por conta própria.
O tratamento do resfriado busca aliviar os sintomas. Para isso, o médico pode prescrever medicamentos como analgésicos e antitérmicos.
Para uma boa recuperação e visando evitar contaminar outras pessoas, são recomendações manter-se bem hidratado, repousar, proteger o rosto ao espirrar e tossir e ter uma boa higiene das mãos.
Diante dos sintomas de resfriado, o paciente adulto deve consultar um clínico geral. No caso de crianças, recomenda-se buscar um pediatra. Se necessário, o médico pode encaminhá-lo para outros especialistas.
O diagnóstico do resfriado é geralmente clínico, e se baseia na avaliação dos sintomas relatados pelo paciente e no exame físico realizado pelo médico. Normalmente, não requer testes laboratoriais, mas podem ser solicitados exames como o teste rápido da gripe para excluir a suspeita de outras condições.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o resfriado com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!