Reflexo de Moro é o reflexo exclusivo dos recém-nascidos, normalmente presente até os três meses da criança.
O reflexo de Moro é uma resposta involuntária e natural do sistema nervoso dos bebês, também conhecido como reflexo do susto ou do abraço. Trata-se de um dos principais reflexos primitivos em recém-nascidos e ocorre devido a estímulos súbitos, como ruídos altos e mudanças na posição.
Normalmente presente nos 3 primeiros meses de vida, o reflexo de Moro é um indicador essencial do desenvolvimento neurológico infantil. Por isso, o pediatra pode testá-lo nas primeiras consultas do bebê.
Por sugerir que o sistema nervoso está se desenvolvendo corretamente, no geral, não é considerado algo ruim. No entanto, em alguns casos, pode haver um reflexo de Moro exagerado, em que o bebê demonstra uma reação excessivamente forte aos estímulos, o que exige a avaliação de um neuropediatra.
Tanto o excesso quanto a falta do reflexo de Moro podem ser um sinal de problemas no desenvolvimento neurológico. A ausência está ligada a condições como lesão do sistema nervoso central, paralisia braquial, sífilis congênita e fratura de clavícula.
As causas do reflexo de Moro estão relacionadas a estímulos repentinos no recém-nascido, o que ativa uma resposta de autoproteção. Entre as situações que podem desencadeá-lo, estão:
Durante o reflexo de Moro, normalmente o bebê apresenta:
A reação dura poucos segundos e pode vir acompanhada de choro.
O desaparecimento do reflexo de Moro deve ocorrer até o 6º mês de vida. Se persistir após esse período, o bebê deve ser avaliado por um neuropediatra.
Na Rede D’Or você pode contar com profissionais especializados para avaliar o reflexo de Moro, além de tecnologias avançadas para a realização de um diagnóstico preciso, se for necessário.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo