Também chamada de ceratose seborreica, é um pequeno tumor benigno da pele. Costuma aparecer na cabeça, pescoço, peito ou costas e possui aspecto parecido com uma verruga. Pessoas acima dos 50 anos são mais propícias.
A causa da queratose seborreica é desconhecida, no entanto, acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos.
O principal sintoma da queratose seborreica é estético devido ao aparecimento de lesões na cabeça, pescoço, peito e costas. Lesões de cor amarronzada e formato oval ou circular com bordas bem definidas. Tem tamanho variável, podendo ser plana ou elevada.
A queratose seborreica tem cura, embora não apresente riscos à saúde. Portanto, na maioria das vezes, não precisa ser tratada. No entanto, quando a queratose seborreica coça, dói, está inflamada ou causa desconforto estético, pode ser recomendadao a remoção, por meio de crioterapia, utilizando nitrogênio líquido para remover a lesão; ou remoção seguida de eletrocoagulação.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.