A quemose é uma inflamação no olho que acontece devido a um inchaço na conjuntiva do olho, que deixa o globo ocular irritado.
A quemose é uma inflamação no olho que acontece devido a um inchaço na conjuntiva do olho – tecido que reveste o interior da pálpebra e a superfície do olho –, que deixa o globo ocular irritado.
A quemose ocular é causada pela irritação ocular, mais especificamente, é causada por alergias. No entanto, existem outras causas, como reações alérgicas a animais, pelos de animais ou pólen, conjuntivite alérgica, cirurgias oculares, conjuntivite viral ou bacteriana, angioedema, hipertireoidismo, clima seco, choro em excesso, insônia e esfregar os olhos com muita frequência.
Durante a quemose, a membrana ocular, que reveste a pálpebra e os olhos, acumula líquidos, por isso os sintomas podem incluir:
Além disso, em alguns casos, pode haver uma reação alérgica grave, que apresenta sintomas como alterações na respiração e/ou na frequência cardíaca, ofegância e inchaço nos lábios e na língua.
Quemose tem cura e o tratamento visa a redução da inflamação. Se a quemose é causada por alergias, um oftalmologista pode recomendar o uso de anti-histamínicos; se for causada por infecção bacteriana, o uso de colírios medicamentos e pomadas antibióticas são os mais indicado; se for causada por infecção viral, o tratamento é feito com colírios lubrificantes e compressas frias. Consulte um oftalmologista.
O diagnóstico da quemose é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente e pelo exame ocular. Em alguns casos pode ser solicitado uma biópsia caso haja suspeita de tumor.
A quemose é um quadro que pode trazer irritação para o paciente. No entanto, é possível tomar algumas providências para evitar o problema, além de apresentar algum alívio e evitar o agravamento do quadro:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a quemose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!