A queimadura de 3º grau se caracteriza como uma lesão profunda, que atinge todas as camadas da pele e pode até chegar ao músculo e aos ossos. Nervos, alguns vasos, glândulas responsáveis pelo suor e folículos pilosos da região afetada também são destruídos.
Esse tipo de queimadura é considerada grave e, a depender da gravidade e extensão das lesões, pode levar à morte.
As principais características da queimadura de 3º grau são:
Diante de uma queimadura de 3º grau, é fundamental ir a uma unidade de atendimento médico. Além do risco de infecção, esse tipo de lesão tende a causar alterações no organismo, como nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, nos níveis de sódio e na imunidade.
Nunca aplique gelo, alimentos, produtos ou substâncias na queimadura, uma vez que podem agravar a lesão. Além disso, não retire tecidos ou corpos estranhos grudados na região acometida.
O tratamento para a queimadura de 3º grau, que normalmente exige internação hospitalar, pode incluir:
A cicatrização da queimadura de 3º grau pode durar, no geral, alguns meses.
Se você suspeita de uma queimadura de 3º grau, é importante procurar um médico ou um pronto-socorro imediatamente. Um dermatologista, cirurgião plástico ou médico de emergência são especialistas que podem fornecer o diagnóstico e tratamento adequados para esse tipo de lesão grave na pele.
Na Rede D’Or você pode contar com profissionais especializados para tratar a queimadura de 3º grau, além de recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!