A puberdade é o processo de transição de criança para adulto, o corpo e as características físicas se transformam, e a chamada puberdade precoce ocorre antes do tempo considerado “normal”.
A puberdade é o processo de transição de criança para adulto, o corpo e as características físicas se transformam, e a chamada puberdade precoce ocorre antes do tempo considerado “normal”.
A puberdade precoce acontece aos oito anos de idade para as meninas e aos nove anos de idade nos meninos.
As meninas são as mais afetadas: para cada um menino na puberdade precoce, dez meninas já entraram na puberdade precoce.
Podem vir de muitos vieses, não há certezas conclusivas das causas da puberdade precoce, mas há associações com algumas doenças e algumas substâncias que a podem estimular. or exemplo, o cipro estrógeno encontrado em alguns alimentos e no material plástico, chamados de disruptores endócrinos (substâncias que não são hormônios, mas agem no corpo das pessoas, fazendo mudanças que simulam os hormônios).
Os caracteres sexuais secundários, que são os pelos pubianos e os pelos axilares, são alguns dos sinais da puberdade precoce.
Nas meninas, por exemplo, há o desenvolvimento mamário e queixas de dores na região. Nos meninos, os sinais são menos perceptíveis e em muitos casos é necessário procurar o médico para confirmar o diagnóstico.
Outros sintomas também pode estar associados a:
De maneira geral, a puberdade precoce não é uma doença grave, mas precisa de acompanhamento com o endocrinologista, pediatra endocrinologista ou clínico geral.
Na puberdade, é recomendado visitar o médico a cada quatro meses. A avaliação clínica é fundamental para diferenciar se os padrões de crescimento do indivíduo estão normais ou se é uma questão hereditária (que pode influenciar o desenvolvimento da criança). Para as mães é simples lembrar da idade da menarca, o que facilita o diagnóstico clínico e a prevenção da doença nas meninas.
Além do segmento clínico, o especialista pode solicitar o exame de idade óssea, um exame relativamente simples e não invasivo, dentre outros, como ultrassom e exame de sangue.
Há estudos que mostram que o nascimento de meninas prematuras e obesas é um fator de risco para a puberdade precoce.
Puberdade precoce não tem cura, mas com a prevenção da doença, seguindo o tratamento e as orientações médicas, o paciente pode evitar a patologia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.