Ptiríase Alba
O que é Pitiríase Alba?
A pitiríase alba é uma condição dermatológica comum, principalmente em crianças e jovens abaixo dos 20 anos de idade, caracterizada por manchas brancas, avermelhadas ou de cor mais clara que a pele ao redor – geralmente no rosto. Não é contagiosa ou perigosa, mas pode causar desconforto estético.
O que causa Pitiríase Alba?
A causa exata da pitiríase alba é desconhecida, porém ela é frequentemente associada à pele seca e à dermatite atópica. Além disso, existem alguns fatores desencadeantes, como banhos quentes frequentes e o uso de esponjas durante a higiene corporal.
Quais são os sintomas de Pitiríase Alba?
Os sintomas mais conhecidos de pitiríase alba envolvem:
- Manchas avermelhadas arredondadas ou ovais que desaparecem em poucas semanas, que podem ser secas ou escamosas;
- Manchas mais claras na pele, principalmente no braço, rosto e torso;
- Bolhas ou placas finas de cor clara na pele;
- Descamação leve da pele;
- Coceira leve.
Se tenho sintomas de Pitiríase Alba, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de pitiríase alba, é necessário procurar um médico dermatologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Pitiríase Alba?
O diagnóstico da pitiríase alba é feito apenas pela observação das manchas, avaliação dos sintomas e histórico de saúde e informando ao médico se houve uso de pomadas na pele, não sendo necessário qualquer tipo de teste ou exame mais específico.
Como tratar a Pitiríase Alba?
O tratamento da pitiríase alba envolve hidratação intensiva da pele e uso de protetor solar para evitar o contraste de cores. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos prescritos por um dermatologista.
A Pitiríase Alba tem cura?
A pitiríase alba tem cura. As lesões da pitiríase alba regridem espontaneamente em um período de um mês a 10 anos, sendo mais frequente a sua resolução nos primeiros 12 meses.
Qual é a diferença entre Pitiríase Alba e Vitiligo?
A pitiríase alba é uma condição dermatológica comum, caracterizada por manchas brancas ou pálidas na pele, geralmente na face. É benigna e frequentemente associada à pele seca. O vitiligo, por outro lado, é uma doença autoimune que causa a perda de pigmento da pele em forma de manchas, podendo afetar qualquer parte do corpo. As manchas de vitiligo são geralmente mais brancas e bem-definidas que as de pitiríase alba.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a pitiríase alba com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada