Psicose é um transtorno psicológico que altera o estado mental, fazendo com que existam dois mundos simultâneos, o real e o imaginário. Muitas vezes, não é possível diferenciar os dois mundos, e na maioria das vezes acabam se fundindo na mente do portador.
A psicose é um sintoma de alguma doença psíquica, tendo como principal característica a alteração do estado mental, em que o paciente perde o contato com a realidade. O paciente em estado psicótico não possui controle sobre suas ações.
A causa da psicose é um desequilíbrio químico cerebral. A doença pode estar relacionada a diversos fatores. São exemplos: genética, depressão profunda, uso de substâncias alucinógenas e doenças que afetam o sistema nervoso central, como Alzheimer, AVC, AIDS e Parkinson. Problemas como insônia grave, demência e traumas no cérebro também desencadeiam a psicose.
Os principais sintomas da psicose são os seguintes: agitação, impulsividade e agressividade. O paciente também pode apresentar delírios, ouvir vozes, ver e sentir coisas que não são reais, ter mudanças bruscas de humor, confusão mental e dificuldade para organizar pensamentos, por exemplo.
Psicose não tem cura e o tratamento segue por toda a vida do paciente. O tratamento para a psicose inclui sessões consultas com o psiquiatra, uso de medicamentos antipsicóticos e estabilizadores de humor. Além disso, em casos em que o paciente é considerado um risco para si e para os outros, pode haver a internação em um hospital psiquiátrico.
Se tenho sintomas de Psicose, que médico devo procurar?
O médico psiquiatra é o profissional ideal para cuidar da psicose e de outros transtornos mentais.
Como é feito o diagnóstico da Psicose?
A psicose pode ser diagnosticada por meio de uma consulta com o médico especialista.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a psicose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!