Prolapso Retal
O ânus é o orifício final do intestino, já o reto é caracterizado como sendo a porção final desse órgão. Quando, por alguma razão, parte do reto escapa através do ânus, o paciente recebe o diagnóstico de prolapso retal.
O que é prolapso retal?
O ânus é o orifício final do intestino, já o reto é caracterizado como sendo a porção final desse órgão. Quando, por alguma razão, parte do reto escapa através do ânus, o paciente recebe o diagnóstico de prolapso retal.
O prolapso retal pode ser parcial, quando só uma pequena parte da mucosa do reto fica exposta; ou pode ser um prolapso retal total, quando é possível discernir grande parte das diferentes camadas do reto do paciente no lado de fora de seu corpo, saindo através do ânus.
Quais as causas de prolapso retal?
Existem muitas causas diferentes para o prolapso retal.
O paciente pode vir a desenvolver o prolapso retal ao fazer muita força para evacuar, devido à prisão de ventre ou ao fazer determinados tipos de exercícios físicos que forçam os músculos abdominais de forma incorreta. Pacientes que perderam muito peso rapidamente também podem vir a apresentar o prolapso retal. O enfraquecimento dos músculos abdominais ou mesmo do músculo do ânus também pode causar o prolapso retal, assim como malformações intestinais.
Ainda, o prolapso retal pode acontecer devido à infecção por um parasito, o verme Trichuris trichiura.
De modo geral, trata-se de uma anomalia física que pode afetar pacientes em diferentes faixas etárias.
Quais os sintomas de prolapso retal?
Se o paciente apresenta um prolapso retal parcial, em alguns casos, ele pode não perceber que está apresentando essa condição. Já nos casos em que o prolapso retal é mais notório, alguns dos sintomas que podem ser apresentados incluem:
- Sensação de que há algo no ânus, como um peso ou massa, ou mesmo um incômodo no local;
- Ardência no ânus;
- Sangramento anal;
- Dor abdominal;
- Dificuldade para defecar;
- Ao evacuar, sentir que ainda há fezes a serem eliminadas.
Como é o tratamento de prolapso retal?
O tratamento do prolapso retal depende da faixa etária do paciente e de seu tipo de prolapso retal.
Em pacientes que ainda são bebês e crianças, o prolapso retal pode ser resolvido sem a necessidade de intervenção cirúrgica, através de técnicas – como prender as nádegas do bebê entre uma fralda e outra e usar medicamentos que melhoram a textura de suas fezes para facilitar a evacuação.
Em pacientes adultos, de modo geral, é preciso fazer procedimentos cirúrgicos para retomar o local do reto e tratar o prolapso retal.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.