Problemas de visão
O que são problemas de visão?
Problemas de visão designam as doenças e sintomas que afetam a capacidade do paciente de enxergar corretamente.
Em geral, os problemas de visão são mais comuns em pacientes na idade adulta, mas podem acometer também bebês, crianças e adolescentes.
Quais são os tipos mais comuns de problema de visão?
Os problemas de visão são variados e possuem características peculiares, que variam de acordo com o estado do paciente e com suas causas.
Entre os problemas de visão, podemos destacar:
- miopia (dificuldade de enxergar de perto);
- astigmatismo (dificuldade de enxergar com nitidez);
- presbiopia (dificuldade de enfocar objetos de perto);
- hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto);
- catarata (embaçamento da retina);
- glaucoma (aumento da pressão do olho);
- retinopatia diabética (alterações no olho por conta do diabetes);
- degeneração macular (alterações no olho por conta da idade);
- descolamento de retina;
- moscas volantes (ver pontos pretos na vista);
- estrabismo (falta de alinhamento entre os dois olhos);
- conjuntivite (inflamação da membrana conjuntiva);
- blefarite (inflamação da borda das pálpebras);
- ceratocone (mudança na projeção da córnea);
- pterígio (crescimento de uma membrana branca em cima da córnea);
- xeroftalmia (olho seco);
- exoftalmia (olho que salta para fora das pálpebras).
Quais são as causas de problemas de visão?
Existem muitas causas para os problemas de visão.
Algumas fazem parte da fisiologia do corpo do paciente e estão relacionadas, por exemplo, ao formato de seu olho. Outras, estão conectadas ao desgaste natural que ocorre no organismo por conta do envelhecimento.
Ainda, existem problemas de visão que são desencadeados por bactérias, causando infecções que podem afetar temporariamente a capacidade do paciente enxergar.
Quais são os sintomas de problemas de visão?
O principal sintoma de problemas de visão é a dificuldade de enxergar corretamente. Os pacientes com problemas de visão podem não conseguir enxergar de perto ou de longe, ou mesmo enxergar com nitidez, vendo bordas bem delimitadas.
Outros sintomas comuns de problemas de visão incluem:
- visão distorcida;
- enxergar cores desbotadas;
- cegueira noturna;
- olho seco;
- lacrimação excessiva;
- coceira nos olhos;
- sensação de sombra nos olhos ou de vista embaçada;
- sensação de ter um filme branco em cima dos olhos;
- sensação de ter poeira ou alguma coisa nos olhos.
Como é o tratamento de problemas de visão?
De modo geral, o tratamento dos problemas de visão depende do tipo de problema específico que o paciente possui. Alguns tratamentos podem envolver, por exemplo, o uso de colírios e cremes tópicos que ajudam a tratar dos sintomas.
Outros tratamentos podem requerer o uso de óculos ou de lentes corretivas. Ainda, há problemas de visão que são tratados somente com procedimentos cirúrgicos, como cirurgias corretivas a laser.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar Problemas de visão com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!