Poliúria
Poliúria é o termo médico utilizado para designar os casos em que o paciente passa a eliminar quantidades excessivas de urina, por algum motivo.
O que é poliúria?
Poliúria é o termo médico utilizado para designar os casos em que o paciente passa a eliminar quantidades excessivas de urina, por algum motivo.
Para que a poliúria seja confirmada, pacientes adultos precisam eliminar mais do que 3 litros de urina por dia, e crianças, entre 2 e 2,5 litros por dia.
Quais as causas de poliúria?
Nem sempre a poliúria é um sintoma de doença ou sinal de que há algo de errado com o organismo do paciente. Sua principal causa, na verdade, é o consumo de grandes quantidades de água ao longo do dia.
Outras causas comuns de poliúria incluem:
- diabetes mellitus e insipidus;
- insuficiência cardíaca;
- anemia falciforme;
- hipertensão arterial;
- doença renal policística;
- infecção renal;
- insuficiência renal;
- hipercalcemia (níveis elevados de cálcio no sangue);
- gravidez;
- uso de certos medicamentos, como diuréticos;
- problemas no fígado.
Quais são os sintomas de poliúria?
O principal sintoma de poliúria é a eliminação de grandes quantidades de urina em um único dia.
A poliúria pode acontecer devido ao consumo elevado de água e deve ser observada atentamente caso o paciente apresente tal sintoma sem aumentar seu consumo de água.
A poliúria também pode fazer com que o paciente sinta mais sede, na chamada polidipsia.
Como é o tratamento de poliúria?
O tratamento da poliúria depende de suas causas.
Nem sempre a poliúria requer atenção médica, por isso, alguns pacientes podem apenas ajustar seu consumo de água para evitar ir muitas vezes ao banheiro para urinar.
Nos casos em que a poliúria é causada por gravidez, após o nascimento do bebê, o organismo da mãe tende a voltar ao normal.
Nos casos de poliúria causada por diabetes e outras doenças, controlar essas outras doenças já é o suficiente para controlar a eliminação de urina.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.