O pólipo hiperplásico é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de células nos tecidos de determinado órgão. Normalmente, as lesões apresentam tamanho inferior a 5 mm, embora possam ser maiores, e aparência semelhante a uma verruga. Com frequência, o quadro é de origem retal ou intestinal.
Há uma série de fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dos pólipos hiperplásicos, entre eles alimentação inadequada, consumo de álcool, infecção pela bactéria H. Pylori e histórico familiar da doença.
Embora possa ser assintomático, os sintomas do pólipo hiperplásico dependem da sua localização. As suas manifestações podem incluir má digestão, sangramento e dor abdominal, por exemplo, quando acomete a região gastrointestinal.
O pólipo hiperplásico não é um câncer. Esse tipo de lesão raramente evolui para uma neoplasia maligna.
Sim, há cura para o pólipo hiperplásico, normalmente por meio da remoção cirúrgica e da erradicação do H. pylori, se for o caso.
Dependendo da localização, é possível que a remoção do pólipo hiperplásico seja feita por meio de procedimentos minimamente invasivos, como a colonoscopia e a endoscopia. Se necessário, o médico pode indicar medicamentos.
Depende da localização do pólipo hiperplásico. Se de origem retal ou intestinal, deve-se buscar um coloproctologista ou gastroenterologista, respectivamente. Quando presente no útero, o ideal é consultar um ginecologista.
O diagnóstico do pólipo hiperplásico é realizado por meio de exames de imagem, como a colonoscopia e ressonância magnética, além da biópsia das lesões.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o pólipo hiperplásico com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!