O pólipo do trato genital feminino é um crescimento benigno que se desenvolve no revestimento do trato genital, como útero, vagina ou cérvix. Essas formações, geralmente pequenas e com formato de bulbo, podem ser únicas ou múltiplas. Embora a maioria seja indolor e não cause sintomas, alguns podem causar sangramento ou dor. O monitoramento médico é importante, pois, embora raros, alguns podem se tornar cancerígenos.
O pólipo do trato genital feminino é geralmente causado por alterações hormonais, que surgem quando células do revestimento do trato genital crescem em excesso. Fatores como obesidade, hipertensão e uso de tamoxifeno, um medicamento para o tratamento do câncer de mama, também podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.
Os sintomas de pólipo no trato genital feminino podem incluir sangramento irregular ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal, dor durante relações sexuais e, em alguns casos, infertilidade. No entanto, muitas mulheres não apresentam sintomas. Em caso de suspeita, é vital procurar atendimento médico para obter o diagnóstico e tratamento adequado.
Caso apresente sintomas de pólipo do trato genital feminino, é necessário procurar um médico ginecologista ou um clínico geral, profissionais capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de pólipo do trato genital feminino é feito por meio de exames ginecológicos, como o ultrassom transvaginal e a histeroscopia. O médico pode detectar a presença de pólipos durante um exame pélvico de rotina. Em alguns casos, é necessário realizar uma biópsia para confirmar a natureza benigna do pólipo.
O tratamento para pólipos do trato genital feminino geralmente envolve remoção cirúrgica. Dependendo do tamanho e localização, o procedimento pode ser realizado no consultório do médico ou no hospital. Em alguns casos, medicamentos podem ser usados para encolher os pólipos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o pólipo do trato genital feminino com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!