Polimastia é o termo técnico utilizado para designar a presença das glândulas mamárias em outros lugares no corpo que não as mamas. Um paciente com polimastia apresenta mais do que duas mamas, com as chamadas mamas acessórias.
Polimastia é o termo técnico utilizado para designar a presença das glândulas mamárias em outros lugares no corpo que não as mamas. Um paciente com polimastia apresenta mais do que duas mamas, com as chamadas mamas acessórias.
Na polimastia, além de no local normal, as mamas podem ser encontradas em outras regiões como as axilas, a barriga, as coxas e até mesmo na pelve do paciente.
Polimastia também pode receber o nome de mamas acessórias ou de mamas supranumerárias. É mais comum em pacientes do sexo masculino do que em pacientes do sexo feminino.
Quando o embrião está em desenvolvimento, ainda na barriga da mãe, surgem várias glândulas mamárias espalhadas por diferentes pontos da pele do embrião. Conforme o desenvolvimento acontece, as mamas regridem e se localizam somente em um lugar, que é a linha mediana do torso, onde estão normalmente presentes.
Em pacientes com polimastia, por algum motivo, algumas de suas glândulas mamárias não regridem por completo e eles podem apresentar um ou mais conjuntos de mamilos ou de glândulas mamárias em outros lugares do corpo que não a linha mediana do peito.
O excesso de peso e de alguns hormônios, como a prolactina, também podem contribuir para a polimastia.
Na polimastia, o paciente apresenta glândulas mamárias adicionais que surgem em outros lugares do corpo.
Essas glândulas mamárias podem ser somente uma massa extra, como um caroço ou volume extra, que surge em locais como a axila, a barriga e a pelve, ou podem se apresentar como mamilos mesmo.
Outros sintomas de polimastia em pacientes do sexo feminino podem incluir:
A polimastia é uma condição que pode requerer um acompanhamento médico mais intenso, já que o paciente pode apresentar um risco maior de câncer de mama, inclusive nas mamas adicionais e acessórias. Realizar ultrassonografias e exames de toque nas mamas adicionais é recomendado para fazer o reconhecimento desses tecidos.
Nos casos em que a polimastia causa incômodo estético e físico, porque a mama extra tem um tamanho médio ou grande, é possível estudar a remoção cirúrgica da mama acessória por meio de procedimentos de lipoaspiração e de retirada de pele.
Outros casos de polimastia podem apresentar um bom resultado caso o paciente perca peso ou realize atividade física. As mamas podem diminuir de tamanho e o paciente não aparenta ter nada diferente em seu corpo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.