Polidactilia significa a presença de dedos adicionais nas mãos ou pés.
Polidactilia significa a presença de dedos adicionais nas mãos ou pés.
Trata-se de uma deformidade congênita e não necessariamente o paciente que apresenta esses dedos extras vai precisar de algum tipo de tratamento ou de atenção médica por conta dessa alteração.
A grande maioria dos pacientes com polidactilia consegue se acostumar e vive bem precisando apenas de algumas adaptações pontuais.
Os pacientes com dedos extras nas mãos podem ser chamados de quirodáctilos, enquanto os pacientes com dedos adicionais nos pés são chamados de pododáctilos.
A polidactilia pode ser causada por uma alteração genética do paciente. Por isso, não é incomum que vários membros da mesma família apresentem a mesma alteração, tendo um ou mais dedos extras nos pés ou nas mãos.
Alterações durante a gravidez, como a mãe ter diabetes ou fazer o uso de certos medicamentos, enquanto o desenvolvimento das mãos acontece, também pode causar a polidactilia.
Por fim, também pode ser causada por outras síndromes genéticas. Nesses casos, a polidactilia costuma ser um sintoma adicional da condição.
A principal característica da polidactilia é o paciente apresentar um ou mais dedos extras nos pés ou nas mãos.
Além disso, a polidactilia pode ser classificada de acordo com o local onde esses dedos extras surgem.
Na polidactilia pré-axial, os dedos extras aparecem ao lado do dedo polegar, na mão ou nos pés.
Na polidactilia central, os dedos extras surgem no meio dos dedos regulares do pé. Trata-se de um tipo raro.
Já a polidactilia pós-axial faz com que novos dedos dos pés surjam depois do dedo mindinho. Esse é o tipo mais comum.
Os dedos extras podem ser completamente formados, apresentando ossos adicionais e articulações bem formadas, ou podem ser incompletos, sendo apenas um apêndice, ligado ao corpo por um pouco de pele.
Geralmente, já é possível diagnosticar a polidactilia durante o pré-natal, por meio da realização de ultrassons morfológicos.
O tratamento da polidactilia costuma ser feito por um cirurgião especialista em mão.
Caso os dedos extras da polidactilia incomodem o paciente, é possível realizar um procedimento cirúrgico com o objetivo de removê-los.
São feitas cirurgias de polidactilia tanto para os casos em que o dedo extra é somente composto por pele, quanto para os casos em que o dedo extra é completamente formado, com ossos e articulações, sendo que esse último costuma ser um procedimento cirúrgico mais delicado, que requer a reconstrução de músculos e de pele.
No entanto, é importante ressaltar que a grande maioria dos casos leva uma vida normal sem apresentar complicações. Costumam ser recomendadas adaptações, como o uso de calçados mais largos ou abertos ou de tamanho maior, por exemplo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.