A pneumonia fúngica é uma infecção causada por fungos que acometem os pulmões - mais precisamente os alvéolos pulmonares -, que provocam inchaço, líquido e acúmulo de pus na área afetada.
A pneumonia fúngica é uma infecção causada por fungos que acometem os pulmões – mais precisamente os alvéolos pulmonares -, que provocam inchaço, líquido e acúmulo de pus na área afetada. Esse tipo é mais raro e costuma ser mais agressivo.
O principal agente causador é o fungo Pneumocystis jirovecii. Ele pode residir nos pulmões de pessoas saudáveis, mas geralmente causa a doença quando o sistema de defesa do organismo está enfraquecido. Além disso, outros tipos de fungos, como Candida e Aspergillus, também podem desencadear a doença.
A doença acomete indivíduos que estão com o sistema de defesa enfraquecido, mas os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são:
A pneumonia fúngica é contraída por meio da inalação de esporos de fungos presentes no ambiente, especialmente em locais úmidos, como solo, vegetação em decomposição e até mesmo dentro de casa e em demais ambientes internos.
Os sintomas da pneumonia fúngica são muito parecidos com os dos demais tipos. Os mais comuns incluem:
Para realizar o diagnóstico da pneumonia fúngica, é necessário identificar qual é o tipo de fungo. Isso geralmente envolve a análise da expectoração e testes sanguíneos para detectar anticorpos específicos. Além disso, os médicos também podem solicitar exames de raios X para analisar a condição do pulmão.
O tratamento da pneumonia fúngica é adaptado conforme a gravidade da doença e a saúde do sistema imunológico do paciente. Normalmente, envolve o uso de medicamentos antifúngicos específicos, como os imidazólicos e as equinocandinas, administrados por via oral ou intravenosa.
Em termos de prevenção, medidas como lavar as mãos regularmente e manter a vacinação contra gripe atualizada podem ajudar a reduzir o risco. O uso de purificadores de ar ou dispositivos para melhorar a qualidade do ar também são importantes para eliminar microrganismos do ambiente.
Se houver suspeita de pneumonia fúngica, é aconselhável procurar um pneumologista ou um infectologista. Ambos os especialistas têm experiência em diagnosticar e tratar doenças respiratórias.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a pneumonia fúngica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!