Pleurisia
O que é Pleurisia?
A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.
O que causa Pleurisia?
A pleurisia pode acontecer como consequência de outras condições, como gripe, pneumonia e doenças autoimunes, a exemplo de artrite reumatoide e lúpus. Além disso, infecções bacterianas, virais ou fúngicas, pancreatite, exposição ao amianto, embolia pulmonar, anemia falciforme, fraturas das costelas ou traumas no peito também podem desencadear a condição.
Quais são os sintomas de Pleurisia?
Entre os sintomas de pleurisia podemos destacar:
- Dor forte na parte inferior do peito, que piora quando se está deitado;
- Dor nos ombros;
- Dor nas costas;
- Dor nas articulações;
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Pulso rápido;
- Dor de cabeça;
- Fraqueza e cansaço.
Se tenho sintomas de Pleurisia, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de pleurisia, é necessário procurar um pneumologista, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Pleurisia?
O diagnóstico de pleurisia é geralmente feito por um médico por meio de exames físicos e avaliação de sintomas, como dor no peito e dificuldade para respirar.
Exames adicionais, como radiografia de tórax, tomografia computadorizada e ultrassom do tórax, podem ser necessários para confirmar o diagnóstico e determinar a causa subjacente. Em alguns casos, uma análise do líquido pleural e uma biópsia da pleura parietal também podem ser realizadas.
Como é o tratamento de Pleurisia?
A pleurisia tem cura e o tratamento depende do que está causando a inflamação. Caso seja uma bactéria, ele será conduzido por meio de antibióticos. Caso seja um fungo, o tratamento será feito com medicamentos antifúngicos. Analgésicos também podem ser usados para aliviar os sintomas do paciente.
Além disso, pode ser aconselhado manter repouso e evitar esforços que tenham potencial de elevar a frequência cardíaca, como subir escadas ou correr.
Como prevenir a Pleurisia?
A prevenção da pleurisia envolve a manutenção de um estilo de vida saudável. Evite fumar, pois isso pode danificar seus pulmões. Mantenha-se atualizado com as vacinas, especialmente contra a pneumonia e a gripe, que podem causar pleurisia. Tenha uma boa higiene para evitar infecções respiratórias, o que inclui lavar as mãos regularmente. Uma dieta equilibrada e exercícios regulares também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a pleurisia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!