A pielonefrite é a inflamação dos rins causada por bactérias, resultando em sintomas como febre, dor na região lombar ou sangue ou pus na urina. Entenda o que é pielonefrite, sintomas, causas, tipos e tratamento.
A pielonefrite é uma infecção bacteriana que causa inflamação em um ou nos dois rins, resultando em sintomas como febre, dor na região lombar ou sangue ou pus na urina.
inflamação nos rins que normalmente ocorre quando as bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam aos rins, provocando infecção.
Esse tipo de infecção requer atenção médica imediata, já que quando não tratada de forma adequada, pode se disseminar por meio da corrente sanguínea, provocando uma condição potencialmente fatal chamada septicemia.
Os principais sintomas de pielonefrite, são:
Além disso, também podem surgir mal estar geral, cansaço excessivo ou sintomas mentais, principalmente em idosos como confusão mental ou demência súbita, além de insuficiência renal.
Em crianças, a pielonefrite pode causar sintomas como perda do apetite, recusa das mamadas ou atraso no crescimento.
A dor da pielonefrite é uma dor forte tipo cólica sentida na região lombar, também conhecida como fundo das costas.
Essa dor também pode ser sentida na região pélvica, no abdômen, na lateral das costas ou na virilha. Veja também outras causas de dor na virilha.
Na presença de sintomas de pielonefrite, deve-se consultar o nefrologista para que sejam realizados exames, confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
O diagnóstico da pielonefrite é feito pelo nefrologista através da avaliação dos sintomas e exames laboratoriais e de imagem.
Assim, podem ser solicitados exames de urina e de sangue, ultrassonografia renal, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Saiba como é feita a ultrassonografia renal.
As principais causas da pielonefrite são:
Além disso, a pielonefrite é mais comum de acontecer em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como infecção por HIV ou AIDS, diabetes ou câncer.
Algumas outras infecções presentes em outros órgãos ou tecidos também podem se disseminar por meio da corrente sanguínea, atingindo o rim e provocando essa condição.
A pielonefrite é considerada grave quando as bactérias presentes nos rins atingem a corrente sanguínea, causando bacteremia ou infecção generalizada. Saiba identificar os sintomas de infecção generalizada.
Nesses casos, a pielonefrite pode colocar a vida em risco, se não tratada adequadamente.
Os principais tipos de pielonefrite são:
Os tipos de pielonefrite são classificados de acordo como a forma como se desenvolvem, causa e presença ou não de complicações.
A pielonefrite aguda inicia-se de forma repentina e geralmente tem curta duração.
Esse é o tipo mais comum de pielonefrite causada principalmente por infecções urinárias pela bactéria Escherichia coli que sobe pela uretra e ureteres até alcançar os rins.
A pielonefrite aguda pode ser não complicada ou complicada, quando ocorre formação de abscessos nos rins, por exemplo.
A pielonefrite crônica é um tipo de pielonefrite que acontece principalmente em pessoas que têm alguma obstrução ou alterações na anatomia do trato urinário.
Além disso, também pode surgir devido ao refluxo vesicoureteral, caracterizada pelo retorno da urina presente na bexiga ou uretra até os rins.
Esse tipo de pielonefrite pode causar danos nos rins, formação de cicatrizes ou insuficiência renal. Entenda o que é e sintomas de insuficiência renal.
A pielonefrite obstrutiva, também conhecida como pielonefrose, acontece devido a uma obstrução no trato urinário, geralmente relacionada à presença de pedras nos rins.
Esse tipo de pielonefrite, por obstruir a passagem da urina, pode causar inchaço ou dilatação dos rins, devendo ser tratada imediatamente para evitar complicações, como insuficiência renal ou infecção generalizada.
A pielonefrite complicada é caracterizada pela formação de abscessos ou gases nos rins.
Esse tipo de pielonefrite pode ser aguda ou crônica e, geralmente, ocorre devido a obstrução do trato urinário o resistência bacteriana ao tratamento com antibióticos.
Além disso, a pielonefrite complicada é mais comum em pessoas com diabetes.
A pielonefrite enfisematosa é caracterizada pela necrose, ou seja, morte dos tecidos renais, sendo um tipo de pielonefrite grave.
Esse tipo de pielonefrite leva à formação de gases dentro dos rins, sendo normalmente associada aos danos renais causados pela diabetes.
A pielonefrite xantogranulomatosa é um tipo raro de pielonefrite crônica causada por infecção crônica nos rins ou pedras nos rins.
Esse tipo de pielonefrite provoca cicatrizes nos rins, dificultando seu funcionamento, o que pode resultar em insuficiência renal
O tratamento da pielonefrite deve ser feito com orientação do nefrologista e normalmente envolve o uso de remédios.
Os principais medicamentos para pielonefrite são:
Nos casos mais graves, o tratamento é feito com internamento hospitalar com aplicação de antibióticos na veia.
Caso a pielonefrite tenha sido causada por pedra nos rins ou outros tipos de obstrução, o médico também pode indicar a cirurgia. Veja como é feito o tratamento da pedra nos rins.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento da pielonefrite e no diagnóstico de condições diversas.