A peste, conhecida como peste negra ou peste bubônica, é uma doença grave causada pela bactéria Yersinia pestis, normalmente encontrada nas pulgas que os ratos carregam em seu corpo.
A doença ficou popularmente conhecida como “peste negra” por conta do escurecimento das extremidades do corpo causado pela gangrena. Estima-se que ela tenha sido responsável pela morte de cerca de um terço da população europeia entre 1347 e 1353.
Na época, as pessoas faleciam dias após a manifestação dos primeiros sintomas. Dados mais recentes mostram que entre 2010 e 2015 a peste negra adoeceu cerca de 3.200 pessoas em todo o mundo, das quais 584 vieram a óbito.
A transmissão peste bubônica ocorre pela picada da pulga contaminada. Além disso, a condição pode ser transmitida entre humanos pelas vias respiratórias e pelo contato com secreções da pessoa infectada.
A condição possui alguns subtipos. O que as diferencia são os sintomas e a gravidade, que veremos a seguir.
Peste negra(Tipo mais comum da doença):
Peste septicêmica
Normalmente, ocorre como complicação da peste bubônica. Nesse caso, a bactéria se espalha para diversos órgãos do corpo. Os sintomas são:
Peste pneumônica
Pode acontecer de forma primária ou como complicação da peste bubônica ou septicêmica. Os sintomas são:
Aos primeiros sintomas, o paciente deve procurar imediatamente o hospital. O tratamento é feito dentro do ambiente hospitalar e o paciente faz o uso de antibióticos. Além disso, ele permanece isolado para não contaminar outras pessoas.
Para evitar a doença, é aconselhado livrar-se do acúmulo de lixo, papelão e revistas velhas, para que os ratos não utilizem esses materiais como ninho. É importante realizar também o controle de pulgas de animais domésticos.
O diagnóstico é realizado por meio de um exame que colhe as secreções, ou por amostras de sangue. Em alguns casos, o médico pode solicitar também uma biópsia do gânglio alterado, para confirmar a presença da bactéria Yersinia pestis.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a peste bubônica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!