O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Quando ocorre inflamação do peritônio o diagnóstico é de peritonite.
O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Sua função é de sustentação destas estruturas e ajuda a diminuir o atrito entre elas, além de armazenar gordura.
Quando ocorre inflamação do peritônio o diagnóstico é de peritonite.
Existem diversas causas da peritonite, geralmente ligadas à presença de bactérias e fungos que chegam ao local de diferentes formas. Pode haver trauma abdominal com perfuração do peritônio, resultando na inflamação.
Ainda, outras inflamações como pancreatite (inflamação do pâncreas), apendicite (inflamação do apêndice) e diverticulite (acometimento dos intestinos). Todos progredindo eventualmente a inflamação do peritônio.
Rupturas de apêndice e de baço, úlceras no estômago, perfurações no cólon também podem causar a peritonite. Alguns pacientes que realizam tratamentos médicos como procedimentos cirúrgicos ou até mesmo diálises podem vir a desenvolver a peritonite.
Entre os sintomas de peritonite, podemos destacar:
O diagnóstico de peritonite envolve, além da análise dos sintomas do paciente, a realização de exames de sangue, ultrassonografia de abdômen e até mesmo a punção do líquido do peritônio para análise em laboratório.
O tratamento da peritonite pode envolver desde o uso de medicamentos como antibióticos e remédios para controlar a dor e até mesmo intervenções cirúrgicas, caso haja alguma área de necrose no peritônio.
De modo geral, o tratamento da peritonite depende, ainda, das causas da doença. Se a peritonite surge como consequência de uma pancreatite ou de outras condições, pode ser necessário tratar essa doença inicial para que a peritonite também seja curada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.