Está relacionada a uma Inflamação no pericárdio, membrana dupla que envolve e protege o coração.
A pericardite está relacionada a uma inflamação no pericárdio, membrana dupla que envolve e protege o coração. Essa camada também é responsável por sustentar o órgão e promover um deslizamento do músculo durante seus movimentos de contração e relaxamento.
Pacientes com a pericardite constritiva têm o pericárdio mais espesso, endurecido e, consequentemente, menos elástico. As duas membranas que formam o pericárdio podem se juntar uma à outra e pode também haver o acúmulo de líquido no pequeno espaço entre elas.
Essas modificações no tecido podem causar alterações no ritmo do coração, dificuldades no bombeamento de sangue e insuficiência cardíaca.
A pessoa com pericardite constritiva costuma sentir cansaço, falta de ar e edemas nas pernas e abdome.
O cardiologista é o médico ideal para diagnosticar e tratar esse e outros problemas relacionados ao coração.
As causas exatas da doença são desconhecidas. Porém, pericardite prévia, infecções, cirurgias de peito aberto e traumas podem ter relação com a condição. Se causada por uma infecção, ela é denominada transitória. Caso ocorra após a pericardite aguda, é considerada crônica.
O tratamento para a doença pode ser feito por meio da administração de medicamentos, punção e drenagem do pericárdio. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada do pericárdio endurecido.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a pericardite constritiva com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!