A perfuração da membrana do tímpano é uma condição médica em que há um rompimento ou buraco na fina camada de tecido que separa o canal auditivo do ouvido médio. Quando há a perfuração do tímpano, as ondas sonoras não são transmitidas da forma correta, os ossículos não se movimentam na mesma intensidade e a vibração sonora não chega até a cóclea e se perde parcialmente, deixando a audição prejudicada na intensidade correspondente à extensão da perfuração e ao processo patológico que ocasionou a perfuração.
A causa da perfuração da membrana do tímpano pode variar desde uma infecção no ouvido (como otite) até traumatismos físicos, como alterações de pressão, traumas acústicos ou objetos afiados inseridos no ouvido.
Os sintomas mais comuns de perfuração da membrana do tímpano são:
Caso apresente sintomas de perfuração da membrana do tímpano, é necessário procurar o médico otorrinolaringologista, capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de perfuração da membrana do tímpano é feito por meio do histórico médico do indivíduo e do exame do ouvido com um aparelho especial, chamado de otoscópio e/ou microscópio. O otorrinolaringologista pode solicitar também uma audiometria para avaliar se o paciente sofreu algum tipo de perda auditiva.
Geralmente, a perfuração da membrana do tímpano cicatriza em um período de dois meses. Após esse período, se a membrana continuar perfurada, é realizado um procedimento cirúrgico conhecido como timpanoplastia.
É importante ressaltar que durante o período de regeneração, recomenda-se usar um pedaço de algodão dentro do ouvido sempre que for tomar banho, evitar frequentar praia ou piscina — para não entrar água no ouvido — e não assoar o nariz, para não causar pressão interna.
Após a cirurgia, é preciso fazer repouso por 15 dias, usar o curativo entre oito e dez dias, não deixar entrar água nos ouvidos e evitar viagens de avião por pelo menos dois meses.
Sim. A perfuração da membrana do tímpano compromete a capacidade de ouvir e pode causar graus de surdez. Entretanto, na maioria dos casos, não há perda total da audição.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a perfuração da membrana do tímpano com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!