Perda de Peso Não-Intencional
De modo geral, é natural que o organismo apresente flutuações no número na balança. Pacientes do sexo feminino, por exemplo, apresentam mudanças no peso especialmente perto do ciclo menstrual, por retenção de líquido que costuma acompanhar esse período. Pacientes do sexo masculino também podem apresentar flutuações no peso, por motivos variados.
O que é perda de peso não intencional?
De modo geral, é natural que o organismo apresente flutuações no número na balança. Pacientes do sexo feminino, por exemplo, apresentam mudanças no peso especialmente perto do ciclo menstrual, por retenção de líquido que costuma acompanhar esse período. Pacientes do sexo masculino também podem apresentar flutuações no peso, por motivos variados.
No entanto, quando alguns pacientes perdem peso sem nenhum motivo aparente (como mudanças na dieta ou na realização de exercícios físicos), na chamada perda de peso involuntária, é preciso ficar atento para a perda de peso não intencional.
A perda de peso não intencional pode ser um sinal de alerta para uma série de doenças e condições que afetam o organismo.
Quais as causas de perda de peso não intencional?
Existem inúmeras causas para a perda de peso não intencional, entre as quais podemos destacar:
- metabolismo acelerado;
- hipertireoidismo;
- diabetes descompensado;
- anorexia;
- bulimia;
- problemas nos dentes e na boca, como úlceras orais, cáries, uso de aparelhos odontológicos e procedimentos dentais;
- problemas intestinais como úlcera, síndrome do intestino irritável e outros;
- como efeito colateral do tratamento contra o câncer;
- desnutrição ou deficiências vitamínicas;
- problemas emocionais, como depressão e ansiedade;
- problemas de sono, como insônia;
- abuso de substâncias como álcool e drogas;
- tabagismo;
- câncer (especialmente em locais como câncer colorretal, pulmão, pâncreas e rins).
Quais os sintomas de perda de peso não intencional?
A perda de peso não intencional é detectada com o paciente notando uma diminuição do peso corporal. Se o paciente não acompanhar seu peso na balança, ela pode ser observada ao vestir roupas que serviam corretamente e que ficaram mais largas, por exemplo.
O relato de pessoas próximas ao paciente, que notam que ele emagreceu, também pode ser usado para observar a perda de peso não intencional.
Como é o tratamento de perda de peso não intencional?
Nem sempre a perda de peso não intencional requer ajuda médica. Tudo vai depender do que está causando essa perda de peso.
Em alguns casos, quando a perda de peso é causada por problemas na boca, o fim do tratamento odontológico já ajuda na recuperação do paciente e do peso que foi perdido.
Em outros casos, como a perda de peso causada por problemas emocionais, o tratamento de longo prazo com acompanhamento de psicólogos e psiquiatras ajuda na recuperação do paciente.
É preciso especialmente buscar ajuda médica para a perda de peso não intencional caso o emagrecimento seja acompanhado de outros sintomas, como febre, diarreia, vômitos, falta de ar, sudorese noturna, sede excessiva e outros.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.