A pele oleosa é um tipo de pele que apresenta uma produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, o que deixa a pele com um aspecto brilhante e gorduroso, além de propiciar o aparecimento de acne e cravos.
Existe uma série de fatores que causam oleosidade em excesso. A pele oleosa pode ser causada por lavagem excessiva da região, utilização de produtos contraindicados para esse tipo de pele, limpar a pele com as mãos sujas, usar água quente para lavar o rosto, falta de hidratação, má alimentação, uso de produtos errados, desequilíbrio hormonal e exposição ao sol sem proteção.
Os sintomas mais comuns de pele oleosa são:
Caso apresente sintomas de pele oleosa, o profissional mais indicado é o médico dermatologista, para trazer um diagnóstico ao paciente e dar início ao tratamento.
Assim como em qualquer tipo de pele, a pele oleosa precisa de cuidados, que passam por quatro etapas: limpeza, tonificação, hidratação e esfoliação.
O primeiro passo para cuidar da pele oleosa é fazer uma limpeza diária da pele, tanto pela manhã quanto à noite, com produtos indicados pelo dermatologista que possuem a capacidade de remover os resíduos, impurezas e desobstruir os poros. Já a tonificação vai servir para fechar os poros, diminuir a inflamação e eliminar vestígios de células mortas.
A hidratação é um procedimento importante, já que uma pele hidratada é mais saudável e oferece mais resistência. E por fim, a esfoliação tem o poder de retirar as células mortas, controlar a oleosidade e desobstruir os poros. Obedecendo à frequência indicada pelo médico, será possível observar os resultados com maior facilidade.
Para melhorar o aspecto da pele oleosa, é necessário seguir uma rotina de cuidados com a pele, entre eles:
O tratamento da pele oleosa implica em mudanças de alguns hábitos diários para trazer melhorias à pele, como:
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!