Pedra na Vesícula
A pedra na vesícula é um pedaço endurecido de bile que forma pequenos cristais, causando sintomas como dor do lado superior direito do abdômen, náuseas ou febre. Entenda o que é pedra na vesícula, sintomas, causas e tratamento.
O que é pedra na vesícula?
A pedra na vesícula é um pedaço endurecido de bile que forma pequenos cristais, podendo obstruir a passagem da bile, e causar sintomas como dor intensa no lado superior direito do abdômen.
Essas pedras normalmente surgem devido ao excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula, resultando na formação de pequenos cristais, que tendem a aumentar de tamanho formando pedras maiores.
O tratamento da pedra na vesícula, também chamada de colelitíase ou cálculo biliar, deve ser feito com orientação do gastroenterologista que pode indicar alterações na dieta ou cirurgia para remover a vesícula.
Quais os sintomas de pedra na vesícula?
Os principais sintomas de pedra na vesícula são:
- Dor do lado superior direito do abdômen;
- Dor que irradia para as costelas ou meio das costas;
- Febre;
- Náuseas;
- Vômitos.
A pedra na vesícula geralmente causa poucos ou nenhum sintoma, no entanto, a dor pode surgir após comer alimentos gordurosos ou muito condimentados. Veja outras causas de dor no lado direito da barriga.
Além disso, quando a pedra na vesícula aumenta de tamanho e bloqueia os ductos biliares, causando inflamação na vesícula, pode causar dor intensa que deve ser tratada imediatamente para evitar complicações.
A pedra na vesícula pode matar?
A pedra na vesícula pode matar quando o tratamento não é realizado rapidamente, principalmente quando ocorre a inflamação da vesícula, chamada colecistite, e do pâncreas. Saiba identificar os sintomas de colecistite.
Isso porque quando não tratada pode ocorrer perfuração da vesícula, o que pode resultar em infecções graves, que podem colocar a vida em risco.
Qual médico consultar?
Na presença de sintomas de pedra na vesícula, deve-se consultar o gastroenterologista ou hepatologista, para que sejam realizados exames e confirmado o diagnóstico.
No entanto, nos casos de dor intensa ou surgimento de pele e olhos amarelados, deve-se ir imediatamente ao pronto socorro.
Como é feito o diagnóstico de pedra na vesícula?
O diagnóstico da pedra na vesícula é feito pelo gastroenterologista, hepatologista ou clínico geral, por meio da avaliação dos sintomas e exames físico e de imagem.
Assim, o médico pode solicitar uma ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, de forma a visualizar as pedras na vesícula.
Além disso, em alguns casos, podem ser solicitados exames, como colangiopancreatografia por ressonância magnética, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou colangiografia percutânea trans-hepática, por exemplo. Entenda como é feita a colangiografia.
O que causa pedra na vesícula?
As principais causas de pedra na vesícula são:
- Esvaziamento lento da bile pela vesícula biliar;
- Obstrução biliar;
- Excesso de colesterol na bile.
Esses fatores podem resultar na formação de pequenos cristais que tendem a aumentar de tamanho formando pedras maiores na vesícula.
- Esvaziamento lento da bile
O esvaziamento lento da bile pela vesícula biliar, chamada colestase, pode resultar em ao de sedimentos da bile, que podem se precipitar formando cristais e pedra na vesícula.
- Obstrução biliar
A obstrução biliar também pode causar pedras na vesícula, por diminuir ou interromper o fluxo da bile.
Geralmente, essa obstrução é causada por um estreitamento do ducto biliar ou presença de câncer na vesícula biliar.
- Excesso de colesterol na bile
O excesso de colesterol na bile é a causa mais comum de formação de pedras na vesícula, estando geralmente associado a níveis altos de colesterol ruim (LDL) no sangue, já que o fígado usa o colesterol para produzir a bile. Veja outros riscos do colesterol alto.
Quais os fatores de risco para pedra na vesícula?
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de pedra na vesícula, como:
- Predisposição genética;
- Dieta rica em gorduras e açúcares;
- Colesterol ruim (LDL) alto e colesterol bom (HDL) baixo;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Pressão alta;
- Síndrome metabólica;
- Perda de peso rápida ou cirurgia bariátrica;
- Jejum prolongado.
Além disso, o uso prolongado de anticoncepcionais orais ou altos níveis de progesterona na gravidez, também podem aumentar o risco de pedra na vesícula.
O que uma pedra na vesícula pode causar?
A pedra na vesícula pode causar obstrução dos ductos biliares, inflamação na vesícula e pâncreas, que podem resultar em infecções graves.
Nesses casos, o tratamento deve ser feito imediatamente no hospital, de forma a evitar infecção na cavidade abdominal ou sepse, o que pode colocar a vida em risco.
Como é o tratamento de pedra na vesícula?
O tratamento para pedras na vesícula é feito pelo gastroenterologista, hepatologista ou clínico geral, para aliviar os sintomas e evitar complicações.
Os principais tratamentos para pedra na vesícula são:
- Alterações na dieta, evitando alimentos gordurosos ou açucarados e o excesso de proteínas;
- Remédios para baixar o colesterol, ou antieméticos para aliviar as náuseas e vômitos;
- Medicamentos para dissolver as pedras na vesícula formadas por colesterol, como ácido ursodesoxicólico;
- Antibióticos, caso se desenvolvam infecções.
Além disso, a cirurgia para pedra na vesícula é indicada para pessoas que apresentam sintomas, para remover as pedras e evitar complicações.
Essa cirurgia normalmente é feita por videolaparoscopia, o que permite uma recuperação mais rápida.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo