O pé chato é uma condição comum principalmente na infância, podendo ser identificada quando a planta do pé encosta no chão.
O pé “chato” ou pé plano é um formato específico dos pés, que se apresentam com a diminuição do arco plantar, o que determina que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro. De acordo com especialistas, essa é uma condição comum especialmente na infância.
O chamado pé “chato” ou plano é dividido em dois grandes grupos:
A maioria das pessoas não sente nenhuma dor relacionada ao pé “chato” ou plano, no entanto, algumas crianças podem relatar os seguintes sintomas ligados à condição:
O pé “chato” ou plano tem como causa mais comum a predisposição familiar ou a decorrência de problemas no tendão do músculo tibial posterior. Alguns casos podem, ainda, estar relacionados a malformações ósseas ou a ossificações anômalas.
No entanto, essa condição também pode ser causada por:
O tratamento para o pé “chato” ou plano acontece, na maioria dos casos, por meio do uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, sessões de fisioterapia e exercícios que auxiliem na formação da cavidade do pé, além da prática de atividade física.
Em casos que o pé “chato” ou plano é rígido, a cirurgia pode ser normalmente indicada e envolvem desde a liberação de partes do pé, a transferência de tendões e, até mesmo, a osteotomia, que consiste em cortes nos ossos do pé na tentativa de reconstruir o arco plantar.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do pé “chato” ou plano e no diagnóstico de condições diversas.