paracoccidioidomicose
O que é Paracoccidioidomicose?
A paracoccidioidomicose é uma infecção provocada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, e que pode afetar diversos locais do corpo, especialmente pulmões, boca, garganta, pele e gânglios linfáticos. É a principal micose sistêmica no Brasil e representa uma das dez principais causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias, crônicas e recorrentes no país.
O que causa a Paracoccidioidomicose?
A paracoccidioidomicose é causada pela inalação do fungo que pode ser encontrado no solo, como em atividades agrícolas, terraplenagem, preparo de solo, práticas de jardinagem, transporte de produtos vegetais, entre outras, sendo comum afetar moradores rurais. Hábitos como tabagismo e etilismo também são considerados fatores de risco frequentemente associados à micose, e ao agravamento do seu quadro clínico.
Quais são os sintomas de Paracoccidioidomicose?
Os principais sintomas de paracoccidioidomicose são:
- Perda de apetite e fraqueza;
- Palidez;
- Emagrecimento;
- Febre;
- Falta de ar e tosse, que pode conter sangue;
- Feridas na pele ou mucosas, principalmente na face, boca, lábios, gengivas, provocando dificuldades na mastigação e deglutição;
- Surgimento de ínguas;
- Aumento do fígado e do baço.
- Órgãos como cérebro, intestinos, ossos ou rins podem ser afetados (em casos graves).
Se tenho sintomas de Paracoccidioidomicose, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de paracoccidioidomicose, alguns médicos podem fazer o diagnóstico da doença como o médico clínico geral, infectologistas ou dermatologistas, que podem diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Paracoccidioidomicose?
O diagnóstico de paracoccidioidomicose é feito através da análise clínica dos sintomas e confirmado por exames laboratoriais, que podem incluir exames de sangue, testes cutâneos ou biópsias de tecidos infectados. Além disso, exames de imagem como raio-X, tomografia computadorizada, coleta de escarro, aspirado pulmonar ou cultura do fungo podem ser utilizados para avaliar a extensão da doença.
Qual é o tratamento para Paracoccidioidomicose?
O tratamento para paracoccidioidomicose envolve o uso de antifúngicos e em casos graves, a anfotericina B pode ser utilizada. A doença tem cura e o tratamento geralmente dura de um a dois anos ou até que todos os sintomas tenham desaparecido e os exames de controle estejam normais. Acompanhamento médico regular é essencial.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a paracoccidioidomicose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!