Pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas que causa dor abdominal intensa, além de inchaço do abdômen.
Pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas que causa dor abdominal intensa, além de inchaço do abdômen.
Na pancreatite aguda, o processo inflamatório dura cerca de uma semana e muitas vezes requer que o paciente fique internado para acompanhamento hospitalar mais detalhado.
Existem muitas causas para a pancreatite aguda. Entre as principais, podemos destacar o abuso de bebidas alcoólicas e o excesso de alimentação com alimentos gordurosos, como salmão, por exemplo.
O uso de medicamentos fortes e o efeito colateral dos remédios, traumas no abdômen, infecções virais (como as causadas pelo vírus da caxumba e do sarampo) e doenças autoimunes podem causar a pancreatite aguda.
Pedras na vesícula também podem desencadear os processos inflamatórios que caracterizam a pancreatite aguda, uma vez que podem bloquear os dutos biliares.
Entre os sintomas de pancreatite aguda, podemos destacar:
O tratamento da pancreatite aguda pode envolver a internação hospitalar, devido à gravidade desse quadro médico. O paciente pode receber reidratação com soro fisiológico, além do uso de medicamentos que aliviem a dor.
Ainda, não existem medicamentos específicos que tratem da pancreatite aguda, por isso, muitas vezes, o acompanhamento médico busca sanar as causas da doença. Se a pancreatite é causada, por exemplo, por pedra na vesícula, o paciente passa por uma cirurgia de remoção.
Por fim, alguns casos de pancreatite aguda são tratados com a remoção das partes do pâncreas mais afetadas pela inflamação.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.