A oxiuríase é uma infecção parasitária comum causada pelos oxiúros (Enterobius vermicularis), pequenos vermes que normalmente infectam o intestino grosso e o reto.
A oxiuríase é mais prevalente em crianças e pode ser transmitida por meio da inalação dos ovos, por serem bastante leves e através da ingestão de ovos do parasita, seja diretamente com a mão ou indiretamente, por meio de roupas contaminadas, roupas de cama, alimentos, água ou outros artigos. Assim que são ingeridos, os ovos partem para o intestino.
Em algumas pessoas, a oxiuríase pode ser completamente assintomática. No entanto, o sintoma principal da infecção parasitária é a coceira ao redor do ânus causada pelo depósito de ovos do verme. Existem casos em que mulheres relatam coceira na região vaginal.
Outros sintomas de oxiuríase incluem:
Caso apresente sintomas de oxiuríase, é necessário procurar o médico infectologista ou um clínico geral para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de oxiuríase é feito por meio do teste de Graham para verificar se existe a presença de ovos do parasita, que pode ser feito cerca de duas a três horas após o paciente adormecer, com o procedimento podendo ser repetido por dias consecutivos. Caso o paciente apresente coceira anal, podem ser coletadas amostras de pele abaixo das unhas para análise em laboratório.
Além disso, o médico poderá pedir um exame de fezes para confirmar o diagnóstico de oxiuríase.
O tratamento para oxiuríase normalmente envolve medicamentos antiparasitários, que matam os oxiúros presentes no intestino. No entanto, também pode ser recomendado lavagens intestinais com água morna. Para evitar reinfecção, é importante seguir medidas de higiene rigorosas, como lavar as mãos frequentemente, limpar e desinfetar a casa, especialmente os banheiros, e trocar de roupa de cama e pessoal regularmente.
Seja qual for o medicamento utilizado, é recomendado que seja feito o exame novamente, para verificar se ainda há sinais de infecção e, em caso positivo, realizar novamente o tratamento.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a oxiuríase com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!