Osteossarcoma
Osteossarcoma é um tumor ósseo maligno. Normalmente acomete os ossos longos, das pernas e braços, mas pode aparecer em qualquer outro osso do corpo.
O que é osteossarcoma?
Osteossarcoma é um tumor ósseo maligno. Normalmente acomete os ossos longos, das pernas e braços, mas pode aparecer em qualquer outro osso do corpo.
É mais comum que surja nos ossos:
- tíbia, próxima ao joelho;
- fêmur, próximo ao joelho;
- osso superior do braço, próximo ao ombro.
Ainda, provoca metástase facilmente. O osteossarcoma é mais frequente em crianças, adolescentes e jovens adultos justamente na fase de crescimento, devido à alta velocidade com que os ossos aumentam nesse período.
A doença pode ser classificada em três tipos dependendo da velocidade de crescimento do tumor, sendo eles:
- alto grau – o tumor cresce muito rápido e inclui casos de osteossarcoma osteoblástico ou condroblástico;
- grau intermediário – se desenvolve rapidamente e inclui o osteossarcoma periosteal;
- baixo grau – cresce de forma lenta e, por isso, é de difícil diagnóstico. Inclui o osteossarcoma parosteal e intramedular.
Quais são as causas do osteossarcoma?
Geralmente o osteossarcoma é causado por erros no DNA, das células, que começam a crescer e se multiplicar sem controle. Além disso, existem alguns fatores de risco que podem desencadear o osteossarcoma como a idade, sexo (geralmente é mais comum em homens) e doença de Paget do osso.
Quais são os sintomas do osteossarcoma?
Os principais sintomas do osteossarcoma são:
- edema/ inchaço no local;
- vermelhidão e calor;
- dor no local, que pode agravar à noite;
- movimentação da articulação comprometida;
- nódulo perto de articulação.
Quais são as formas de tratamento do osteossarcoma?
As formas de tratamento do osteossarcoma incluem:
- quimioterapia;
- cirurgia para retirar o tumor que restou após a quimioterapia;
- radioterapia.
O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar com ortopedista oncológico, oncologista clínico, radioterapeuta, patologista, psicólogo, clínico geral, pediatra e médico intensivista.
Osteossarcoma tem cura?
Cerca de 65% das pessoas que têm esse tipo de tumor diagnosticado sem metástase e são submetidas à quimioterapia conseguem sobreviver até cinco anos. Quando a quimioterapia destrói o osteossarcoma totalmente, as chances de sobreviver mais do que cinco anos é de 90%.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.