A osteomalácia é uma condição em que os ossos amolecem e ficam fracos.
A origem da doença vem da deficiência de mineralização da matriz osteóide e as causas são variadas, como a carência nutricional dos substratos cálcio ou fósforo, mas a falta de vitamina D é a mais comum.
A osteomalácia é semelhante ao raquitismo, uma condição que se manifesta em crianças quando elas não têm vitamina D suficiente.
Os sintomas de osteomalácia são:
O diagnóstico é feito com base nos fatores de risco, como predisposição genética, histórico alimentar e apresentação clínica. Os exames mais comuns para confirmar a doença são os laboratoriais, com o objetivo de checar:
Dependendo do caso, a radiografia óssea e a biópsia óssea podem ser solicitadas pelo médico.
Em geral, o tratamento para a osteomalácia em adultos é conduzido por uma equipe multidisciplinar. Essa equipe busca corrigir a deficiência nutricional de cálcio e fósforo, além de aumentar a exposição solar para a absorção de vitamina D. Ademais, a suplementação de cálcio e vitamina D é igualmente recomendada.
Além disso, os pacientes devem melhorar o estilo de vida com hábitos mais saudáveis, como:
No caso de osteomalácia oncogênica (induzida por tumor), a retirada cirúrgica do tumor pode resolver o problema.
O médico mais indicado para o diagnóstico e tratamento de osteomalácia do adulto é o endocrinologista.
Na Rede D’Or você pode contar com profissionais especializados para diagnosticar a osteomalácia do adulto, indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!