A micose de unha é uma condição médica capaz de afetar as unhas das mãos e dos pés de pacientes de ambos os sexos, que pode ser causada por diferentes tipos de fungos.
A onicomicose, também chamada de micose de unha, é uma infecção causada por fungos, que provoca alteração nas unhas, como aumento da espessura, cor amarelada ou esbranquiçada.
A micose de unha é uma condição médica que é capaz de afetar as unhas das mãos e dos pés de pacientes de ambos os sexos e pode ser causada por diferentes tipos de fungos.
De modo geral, os causadores da onicomicose são diferentes fungos, como os fungos das leveduras ou os fungos da Cândida, que também ocasionam a candidíase.
Eles se aproveitam de condições favoráveis, como unhas quebradiças, além da umidade e do uso de sapatos apertados para se proliferar.
No entanto, a onicomicose pode ser mais frequente em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido, têm diabetes não controlada ou apresentam pequenas lesões de repetição na unha.
Entre os sintomas da onicomicose (micose de unha), podemos destacar:
Geralmente, o tratamento da onicomicose envolve o uso de cremes e esmaltes com propriedade antifúngica que devem ser aplicados diretamente na unha, podendo ser também recomendado, em alguns casos, o uso de comprimidos antifúngicos.
Além disso, dependendo das características da unha e caso o tratamento com o antifúngico não tenha sido suficiente, também pode ser recomendada a remoção cirúrgica da unha.
Em alguns casos, o paciente pode ter que realizar acompanhamento com um médico dermatologista e também com um podólogo, que poderá ajudar a corrigir as deformidades nas unhas, causadas pela onicomicose.
Procure um médico dermatologista para mais informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da onicomicose e no diagnóstico de condições diversas.