Onicomicose (micose de unha)
A micose de unha é uma condição médica capaz de afetar as unhas das mãos e dos pés de pacientes de ambos os sexos, que pode ser causada por diferentes tipos de fungos.
O que é onicomicose (micose de unha)?
Também conhecida como micose de unha, a onicomicose é uma infecção causada por diferentes fungos, que pode afetar as unhas dos pés e/ou das mãos. A condição provoca alterações, como aumento de espessura e mudanças de cor.
Quais são as causas da onicomicose (micose de unha)?
De modo geral, os principais causadores da onicomicose são fungos da espécie Cândida, que também ocasionam a candidíase, e os dermatófitos — que se alimentam de queratina, uma proteína fibrosa que compõe as unhas. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa infectada para outra, ou através do contato com uma superfície contaminada, como pisos e sapatos.
Os microrganismos se aproveitam de condições favoráveis para se proliferarem, que incluem o excesso de umidade e uso de calçados apertados. No entanto, a onicomicose é frequente em pessoas com o sistema imunológico comprometido, diabetes não controlada ou pequenas lesões de repetição na unha.
Quais são os sintomas de onicomicose (micose de unha)?
- Os principais sintomas da onicomicose incluem:
- Mudança na cor da unha, que pode se tornar amarelada, esbranquiçada ou mais escura;
- Unhas frágeis, quebradiças e que descolam;
- Unhas grossas, duras e opacas;
- Surgimento de manchas brancas;
- Deformação nas unhas;
- Dor e incômodo na região;
- Odor desagradável nas mãos ou pés.
O paciente não apresenta necessariamente todos os sintomas acima, pois eles variam de acordo com o tipo da micose de unha.
Onicomicose (micose de unha) tem cura?
Sim, com o tratamento adequado, é possível curar a micose de unha.
Como é o tratamento da onicomicose (micose de unha)?
Geralmente, o tratamento da onicomicose envolve o uso de cremes e esmaltes com propriedades antifúngicas, que devem ser aplicados diretamente na unha. Em alguns casos, o uso de comprimidos antifúngicos orais pode ser indicado.
Dependendo das características da unha e da efetividade do tratamento inicial, também pode ser recomendada a remoção cirúrgica da unha.
Se houver deformidade causada pela onicomicose, o paciente pode precisar do acompanhamento de um médico dermatologista e de um podólogo para corrigi-la.
Se tenho sintomas de Onicomicose (micose de unha), que médico devo procurar?
O médico mais indicado para consultar é um dermatologista, especialista em doenças que afetam a pele, os cabelos e as unhas.
Como é feito o diagnóstico da Onicomicose (micose de unha)?
O exame físico é a principal forma de diagnosticar a onicomicose, em que o médico avalia as características das unhas e as queixas do paciente. No entanto, para confirmar a suspeita e identificar o fungo, é preciso realizar exames laboratoriais.
Como prevenir a Onicomicose (micose de unha)?
Manter bons hábitos de higiene e de cuidados pessoais é a melhor forma de prevenir a onicomicose, por meio de medidas como:
- Deixar as unhas sempre limpas e curtas;
- Não usar o mesmo sapato e meia em dias seguidos;
- Hidratar a pele das mãos e dos pés;
- Expor os calçados ao sol após utilizá-los;
- Evitar compartilhar itens pessoais, como toalhas e alicates de unha;
- Higienizar bem os objetos de manicure e pedicure.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a onicomicose (micose de unha) com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo