Olhos amarelados
O que são olhos levemente amarelados?
Quando a chamada “esclera”, conhecida popularmente como “branco do olho”, adquire um tom levemente amarelado ou fica amarelada, o corpo pode estar emitindo um sinal de alerta para uma série de condições que podem ser debilitantes para a saúde do indivíduo.
São muitas as causas dos olhos amarelados. Pode ser um sinal de icterícia, uma condição que é sintoma de um diferente grupo de doenças relacionadas ao sistema digestivo do paciente, mais especificamente a órgãos como o fígado e o pâncreas.
Olhos amarelados podem ser um sintoma de hepatite, por exemplo.
Existem diferentes tipos de hepatite, A, B, C, D, E e F, além da hepatite medicamentosa em que o paciente com hepatite geralmente fica com os olhos amarelados.
A cirrose, bem como outras condições que afetam o fígado e o pâncreas, como a colestase (entupimento dos dutos biliares), a insuficiência hepática e o câncer, também podem deixar os olhos amarelados.
Os olhos amarelados também podem ser um sintoma de doenças tropicais, como a febre amarela e a malária. Pacientes com deficiência de ferro no sangue podem apresentar olhos amarelados como sintoma de anemia, entre outros fatores.
Se você apresenta olhos amarelados e urina escura, é preciso procurar o pronto atendimento de imediato já que ambos sintomas são sinais de problemas hepáticos.
Se o branco do olho já não está tão branco e se apresenta levemente um amarelado, é preciso ir ao médico para fazer exames complementares e obter um diagnóstico preciso e correto.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.