“Odinofagia” é o termo médico utilizado para designar a sensação de dor ao engolir alimentos, ou seja, a dor ao deglutir. O significado de odinofagia vem do grego, sendo que “odyn” é dor e “phagia” é comer.
Muitas vezes, a odinofagia aparece associada ao termo “disfagia”, que é a dificuldade para engolir alimentos. Os dois afetam a mesma ação e, por isso, podem parecer combinados, mas nem sempre sentir dor ao engolir envolve a dificuldade de engolir, e vice-versa.
Existem inúmeras causas para a odinofagia, sendo que a mais comum são as infecções que afetam a laringe e a faringe, como a laringite, a amigdalite e a faringite. Devido à inflamação no local, o paciente pode sentir um incômodo ao engolir que caracteriza a odinofagia. Doenças como gripe, resfriado e refluxo gástrico também podem fazer com que o paciente sinta dor ao engolir alimentos.
Sentir odinofagia por prolongados períodos de tempo e sem apresentar outros sintomas pode ser um sinal de alerta para o câncer de esôfago, por exemplo. Por isso, esse é um sintoma que deve ser levado a sério e precisa ser investigado por um médico.
O tratamento da odinofagia é feito por meio do tratamento da condição que a está causando. Esse, por sua vez, pode ser feito a partir do uso de medicamentos diversos.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.