A Obstrução intestinal é uma interferência no intestino que impede que alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases sigam seu trajeto habitual.
A Obstrução intestinal é uma interferência no intestino que impede que alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases sigam seu trajeto habitual. A obstrução pode aparecer no intestino delgado (duodeno) e no intestino grosso, podendo ser parcial ou completa. As obstruções parciais, geralmente, não precisam de intervenção cirúrgica, mas as obstruções completas, geralmente, precisam. As obstruções aumentam a pressão dentro do intestino e provocam riscos de graves complicações como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal.
As principais causas da obstrução intestinal são aderências, tumores e hérnias. No entanto, a obstrução também pode ser causada por diverticulite, cálculos biliares, torção do intestino, penetração de um segmento do intestino em outro, acúmulo de vermes, isquemia do intestino, enterite após a radioterapia no tratamento de câncer, intoxicação por chumbo e impactação fecal.
O sintoma mais comum da obstrução intestinal é a impossibilidade de eliminação de fezes e gases (se a obstrução for parcial, é possível que haja a eliminação de gases). No entanto, outros sintomas podem aparecer, como inchaço exagerado da barriga, diminuição do apetite, dores abdominais em cólicas e intensas, náuseas e vômitos. A intensidade desses sintomas varia de acordo com a causa e gravidade da obstrução.
Obstrução intestinal tem cura e o tratamento varia de acordo com a causa, local e gravidade da obstrução. O tratamento, no caso de uma obstrução parcial leve, é feito através da administração de líquidos na veia ou até por meio de uma sonda que entra no nariz e vai até o intestino para aliviar a pressão. Além disso, o paciente deve ficar em jejum até que o problema seja resolvido. Nos casos mais graves, é necessária a intervenção cirúrgica para desobstruir o intestino. Qualquer tipo de tratamento da obstrução intestinal deve ser realizado no hospital para evitar complicações.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.