Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves.
Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves.
Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças. Os nódulos no testículo podem ser chamados também de caroço escrotal.
Entre as principais causas de nódulo no testículo, podemos destacar:
O principal sintoma de nódulo no testículo é a sensação de ter um carocinho ou calombo dentro da bolsa escrotal.
Além disso, o paciente pode ter um inchaço na bolsa escrotal ou não e apresentar dor ou incômodo no local também.
Febres, calafrios, náuseas e vômitos também podem acompanhar os nódulos no testículo.
O tratamento de nódulo no testículo depende do que causa essa condição. Nos casos em que é causado por epididimite e por varicocele, por exemplo, o uso de alguns medicamentos já é suficiente para controlar e eliminar os nódulos no testículo.
Já nos casos de hidrocele e torção nos testículos, pequenos procedimentos cirúrgicos podem tratar os nódulos nos testículos.
Por fim, se onódulo no testículo for causado por câncer, o tratamento pode envolver a remoção completa dos testículos e procedimentos subsequentes para evitar o retorno do câncer.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.