Um nódulo na virilha é um carocinho que pode surgir na virilha do paciente. Esse nódulo pode ou não ser dolorido e pode ou não eliminar uma secreção, caso seja manuseado. Ainda, o paciente pode ter vários nódulos na virilha ou apresentar um único nódulo.
De modo geral, os nódulos na virilha costumam ser incômodos e podem atrapalhar o dia a dia do paciente.
Existem várias causas para a presença e o surgimento de nódulos na virilha. No abcesso na virilha, por exemplo, há um acúmulo de pus na região e que pode formar um nódulo dolorido e com cheiro forte, que elimina o pus como secreção. Os pacientes com abscessos na virilha podem sentir febre e dores fortes no local, devido à presença do abscesso.
Existem pacientes que desenvolvem também hérnias inguinais. Na hérnia inguinal, por algum motivo, a parede de músculos do abdômen, que segura os intestinos em seu lugar, fica mais enfraquecida. Então, um pedacinho dos intestinos do paciente pode acabar cedendo e caindo, ficando alojada na virilha e formando um tipo de nódulo localizado na região.
A hérnia inguinal é mais comum em pacientes do sexo masculino e pode ficar bastante dolorida ao fazer força e levantar peso. Quando o paciente fica em repouso, em alguns casos, o nódulo pode chegar a sumir, mas ele volta assim que o paciente fica de pé ou se movimenta como de costume.
Uma das principais causas de nódulo na virilha é a presença de algum tipo de inflamação ou infecção em outro ponto do corpo do paciente ou até mesmo em sua área genital. Enquanto o organismo luta para se livrar desta infecção, há um aumento das atividades no sistema linfático, que é composto por linfonodos, pequenas estruturas que podem se encher de linfa (os líquidos que circulam pelo sistema linfático), fazendo com que o paciente sinta a presença de nódulos na virilha.
Esses caroços que surgem como resultado de uma inflamação ou infecção costumam ficar inchadinhos, ser mais quentes do que o restante da pele do paciente e também mais avermelhados e podem também ser um pouco dolorosos. Quando você apalpa esses nódulos, dá para sentir que eles costumam ser redondinhos e lisos, sem a presença de nenhuma irregularidade.
Se o paciente apresenta uma reação alérgica, por exemplo, os linfonodos presentes na virilha podem aumentar de tamanho, voltando ao normal somente depois que a reação é controlada.
Esses linfonodos na virilha também podem ficar inchados devido a um linfoma, ou seja, a um câncer nos linfonodos, que também pode resultar no aparecimento de nódulos e caroços no sistema linfático do paciente, surgindo na virilha do paciente.
No caso de linfedema, o que acontece é que os nódulos na virilha não são doloridos e possuem uma superfície bastante irregular. Eles podem surgir não só na virilha, mas também em outros pontos do corpo do paciente, como na axila e no pescoço. Como não doem e não incomodam, geralmente o paciente não procura ajuda médica, o que pode fazer com que a doença progrida.
De modo geral, se o nódulo na virilha causa dores e incômodo ou se demora muito para desaparecer, é recomendável buscar orientação médica.
O tratamento do nódulo na virilha vai depender do que está causando este sintoma nos pacientes. No caso de nódulos que surjam por conta de um abscesso ou de uma infecção, por exemplo, o tratamento dessa infecção principal pode fazer com que o nódulo da virilha desapareça assim que começar a ter efeito.
Para pacientes com hérnia inguinal, um procedimento cirúrgico que corrige o defeito das paredes do abdômen e devolve o intestino ao seu posicionamento correto, costuma ser feito pelos médicos.
Já no caso de pacientes diagnosticados com linfoma, é preciso realizar um acompanhamento médico mais estrito. Pode ser necessário realizar intervenções cirúrgicas para remover o linfonodo afetado e também outros tratamentos, como sessões de quimioterapia ou até mesmo de radioterapia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo