O nódulo na mama se caracteriza por uma região que aparece com consistência e espessura diferentes do restante da mama. Esses nódulos podem ser comuns ou indicar problemas mais graves. É essencial buscar a ajuda de um especialista para avaliar com precisão cada caso.
O nódulo na mama é caracterizado por uma região que desenvolve uma consistência e espessura diferentes do restante da mama. Quando se forma, ele pode ser indolor ou não e, em algumas situações, é acompanhado por alterações na pele. Esses nódulos podem ser comuns ou indicar problemas mais graves, como câncer de mama. É essencial buscar a ajuda de um especialista para avaliar com precisão cada caso.
O nódulo na mama pode ter diversas causas diferentes, mas que podem estar relacionadas às seguintes situações:
Os sintomas de nódulo na mama variam de paciente para paciente, podendo aparecer e causar dor, inchaço, vermelhidão e até secreção. Os nódulos também podem ser duros ou moles e aparecer na mama diretamente ou nas axilas. É possível que haja retração do mamilo e a mama fique com aspecto de “casca de laranja”.
Nódulos na mama tem cura, dependendo de sua causa. Apenas um médico experiente pode fazer o diagnóstico preciso do problema para indicar o melhor tratamento. Em alguns casos, somente a prescrição de anti-inflamatórios resolve. Em outros mais graves, o nódulo precisa ser removido cirurgicamente.
O tratamento vai depender do diagnóstico feito pelo médico. No entanto, os nódulos na mama normalmente não requerem tratamento, pois não provocam qualquer alteração na saúde do paciente e não aumentam de tamanho. Para exemplificar, quando se trata de um cisto, as medidas podem ir desde a troca do modelo de sutiã à drenagem do cisto.
Já no caso dos fibroadenomas, pode ser indicada uma intervenção cirúrgica. Isso depende de fatores como o fato de ele estar crescendo rapidamente ou provocando alteração estética local.
Caso haja o diagnóstico de câncer de mama, o tratamento vai depender de fatores como o tipo, o local e, inclusive, as condições da paciente. Em geral, a conduta mais comum é baseada em cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.
Independentemente do resultado dos exames, um nódulo na mama pode indicar que é hora de mudar alguns hábitos e manter o olhar atento à saúde.
Caso haja sintomas, é necessário procurar um médico mastologista para auxiliar no diagnóstico e no tratamento.
O diagnóstico do nódulo na mama é feito pelo mastologista através da história clínica contada pela paciente sobre quando percebeu a presença do nódulo, para dar início a avaliação clínica. Além disso, o especialista deverá fazer um exame físico para avaliar o aspecto das mamas e as condições do nódulo. Com base nesse procedimento, ele determina os exames complementares necessários. O diagnóstico de fato é confirmado com biópsia do nódulo e avaliação da patologia.
Os exames para fazer o diagnóstico do nódulo mais utilizados são a mamografia e a ultrassonografia, mas o médico também pode utilizar a palpação dos seios na consulta.
A mamografia consegue fazer o diagnóstico da maior parte dos tumores, embora o especialista pode solicitar o ultrassom de mamas, principalmente no caso das mamas mais densas. A ressonância de mamas também pode ser indicada, em casos específicos, conforme indicação médica.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o nódulo na mama com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!