Nodulo de Schmorl
Os nódulos de Schmorl são como pequenos caroços na coluna vertebral, que podem surgir principalmente na região das costas.
O que são os nódulos de Schmorl?
Os nódulos de Schmorl são como pequenos caroços na coluna vertebral, que podem surgir principalmente na região das costas. Eles costumam ser identificados sem querer em exames médicos, mas na grande maioria das vezes não causam problemas e não requerem tratamento especial.
Os nódulos recebem o nome “de Schmorl” por causa do médico patologista Christian Georg Schmorl, que foi quem identificou esses caroços em 1927.
Quais são as causas dos nódulos de Schmorl?
Ainda não se sabe exatamente quais são as causas para o surgimento dos nódulos de Schmorl. Apesar disso, alguns especialistas associam o aparecimento da condição com:
- Possíveis fragilidades da placa vertebral;
- Processo de envelhecimento da coluna vertebral;
- Alterações genéticas;
- Episódios repetidos de trauma, como levantar objetos pesados acima da cabeça frequentemente;
- Traumatismos de forte impacto, como acidentes de moto ou quedas com impacto na cabeça;
- Hipercifose torácica, como na doença de Scheuermann;
- Doenças degenerativas na coluna;
- Condições como osteomalácia, hiperparatireoidismo, doença de Paget, infecções, câncer e osteoporose.
Quais são os sintomas dos nódulos de Schmorl?
Na grande maioria dos casos, os nódulos não costumam apresentar sinais ou sintomas. Apesar disso, nódulos grandes podem gerar dores na coluna e na região lombar.
Também existe a possibilidade dos nódulos atingirem os nervos. Quando isso acontece, os sintomas presentes costumam ser: dor na região do nódulo, perda de mobilidade e dificuldade em realizar atividades da rotina.
Como é realizado o diagnóstico dos nódulos de Schmorl?
Geralmente o diagnóstico dos nódulos de Schmorl é confirmado por meio de exames de imagem, como radiografias, tomografia ou ressonância magnética.
Como os nódulos de Schmorl são tratados?
Quando o paciente apresenta dor, o tratamento é baseado na utilização de medicamentos, como os analgésicos e/ou anti-inflamatórios. Além disso, o médico ortopedista especializado em coluna pode propor algumas sessões de fisioterapia para aliviar a dor.
Em casos agudos, pode ser indicada a realização de infiltração ou vertebroplastia para diminuir a compressão intravertebral e aliviar a dor.
Se a coluna estiver comprometida devido à condição primária que causou o nódulo, pode ser necessário recorrer à cirurgia. Em casos extremos, a substituição do disco (artroplastia) ou a fusão vertebral (artrodese), quando há instabilidade, são opções viáveis de tratamento.
É sempre importante consultar um especialista em coluna para determinar o tratamento correto.
Como prevenir os nódulos de Schmorl?
Embora os nódulos de Schmorl sejam geralmente considerados parte do processo natural de envelhecimento da coluna vertebral, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de sua formação, como:
- Manter uma boa postura ao levantar objetos pesados;
- Praticar exercícios regulares para fortalecer os músculos das costas;
- Evitar traumas na coluna e manter um peso saudável para reduzir a carga sobre a coluna vertebral.
Sempre é recomendável consultar um médico para obter orientações específicas de prevenção e cuidados com a saúde da coluna.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os nódulos de Schmorl com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!