Nictalopia é o termo médico utilizado para designar a incapacidade ou a dificuldade de enxergar bem em ambientes com baixa luminosidade ou durante a noite. Por esse motivo, a nictalopia também é chamada popularmente de cegueira noturna.
Além de não enxergar bem em ambientes com pouca luz ou à noite, o paciente que tem a nictalopia também não consegue se adaptar com rapidez quando muda de um ambiente claro para um ambiente sem luz, por exemplo.
Em alguns casos, a nictalopia pode ser tratada e o paciente recupera a capacidade de enxergar corretamente e de realizar tarefas durante a noite, como dirigir, por exemplo.
É importante ressaltar que a nictalopia não é considerada uma doença em si, mas sim um sintoma de outras condições que afetam a visão ou uma característicacaracteristica do organismo daquele paciente.
Nictalopia é causada geralmente por uma alteração em uma das células do olho que ajudam na percepção da luz, os chamados bastonetes.
Alguns pacientes já nascem com essa alteração e são naturalmente incapazes de enxergar durante a noite ou em ambientes com baixa luminosidade. É o caso daqueles pacientes que possuem a síndrome de Usher.
Outros pacientes, por sua vez, acabam desenvolvendo a nictalopia.
A nictalopia pode acontecer devido à deficiência de vitamina A, um nutriente bastante presentes nas gemas de ovos e nos derivados do leite. Essa vitamina ajuda na transmissão de alguns impulsos elétricos nos nervos óticos, ajudando na formação de imagens na retina.
Essa condição também acontece com frequência em pacientes que apresentam um excesso de açúcar no sangue, podendo ou não ser diabéticos.
Por fim, a nictalopia também pode acometer pacientes que já possuem outros problemas de visão, como a miopia, a catarata, o glaucoma e a retinite pigmentosa.
Entre os principais sintomas de nictalopia, podemos destacar:
O tratamento da nictalopia depende das causas dessa condição.
De modo geral, ele pode envolver o uso de óculos e lentes de contato, além da suplementação de vitaminas, com enfoque especial na vitamina A. A realização de cirurgias, o uso de colírios de tratamento e o controle dos níveis de açúcar no sangue também podem ser realizados para tratar a nictalopia.
Ainda, os pacientes com nictalopia recebem a recomendação de evitar fazer certas tarefas durante a noite, como dirigir, por exemplo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.