Nevralgia ou Neuralgia é uma forte dor nos nervos, em muitos casos relatada como choque elétrico, ou descrita como dor delirante, pode se apresentar em diversas regiões do corpo e pode ser dividida em dois tipos:
E podem ser classificadas pelos tipos:
As causas ainda são desconhecidas, mas podem ter associações como:
Algumas vezes, ela pode estar associada ao fator emocional — não que a emoção traga a dor, mas pode ser que o indivíduo vivencie uma fase mais complicada e a dor apareça.
O sintoma da Nevralgia é a própria dor, há casos que assemelham a dor de choque, dormência ou formigamento em qualquer parte do corpo. É uma doença variável, alguns podem apresentar uma dor latente e logo passar o sintoma, ou o paciente pode sentir em períodos com espaçamento de meses, ou em curtos períodos — por exemplo, num só dia sentir a dor: uma, duas, três vezes ou mais. A dor é tão forte que a pessoa não esquece do que sentiu ou está sentindo.
Não há cura para Nevralgia, mas o tratamento alivia muito as dores. Em alguns casos, a dor melhora com o passar do tempo; e em outros, é necessário intervenção cirúrgica para aliviar a pressão no nervo. Pode ser recomendado também fisioterapia, uma injeção direta no nervo ou no grupo de nervos para aliviar as dores ou reduzir a inflamação, uso de medicamentos como: antidepressivos, anticonvulsivantes, analgésicos e cremes tópicos de capsaicina. Se a dor for muito forte é recomendado procurar uma urgência médica.
O diagnóstico médico é a melhor forma de tratar a doença.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.