Nevo é são manchas ou pintas na pele de tamanhos variados, e relativamente comuns e algumas pessoas que podem apresentar centenas, por todo o corpo.
Eles costumam ter, no máximo, três centímetros de comprimento e geralmente surgem nos locais expostos ao sol.
Os nevos surgem, geralmente, durante a adolescência, mas podem continuar a se desenvolver conforme o paciente envelhece.
Não existe uma causa específica de nevo, uma vez que se trata de algo natural do corpo.
No entanto, a exposição ao sol pode acelerar o desenvolvimento de nevo.
Os nevos podem ser:
Durante a gravidez, os nevos podem se tornar mais escuros, devido à ação dos hormônios femininos.
Na grande maioria dos casos, o nevo não requer tratamento ou atenção médica, sendo uma característica natural do corpo do paciente, que resulta do envelhecimento e da exposição ao sol.
No entanto, caso o nevo apresente alguma mudança em sua aparência, como aumentar de tamanho, escurecer e tornar-se saliente, é recomendado que o paciente busque ajuda médica para uma avaliação dessa pinta ou mancha, podendo, inclusive, optar por sua remoção. As alterações podem indicar o desenvolvimento de um melanoma, tumor grave, ainda um desafio para a medicina, que se inicia na pele e pode se desenvolver lançando metástases e pode levar ao óbito.
Caso o nevo cause incômodos estéticos ou desconforto, ele também pode ser removido por meio de procedimentos relativamente simples.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.