Condição médica que ocorre quando o nervo ulnar, localizado no braço, é comprimido ou danificado.
Também conhecida como síndrome do túnel cubital ou paralisia do nervo ulnar, a neuropatia ulnar é uma condição médica que ocorre quando o nervo ulnar, localizado no braço, é comprimido ou danificado, podendo resultar em diversos problemas nos membros superiores.
A neuropatia ulnar é causada por atividades repetitivas com os braços, como as realizadas por jogadores de tênis, golfistas, músicos e aqueles que usam o computador por longos períodos de tempo. Também pode ocorrer devido a lesões agudas ou traumas, como fraturas ou deslocações do cotovelo.
Outros fatores como diabetes, problemas vasculares, insuficiência renal, mal de Hansen, amiloidose e mieloma múltiplo podem causar a neuropatia ulnar.
Os sinais e sintomas de neuropatia ulnar podem incluir:
Caso apresente sintomas de neuropatia ulnar, é necessário procurar um médico ortopedista ou fisiatra, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de neuropatia ulnar é feito por meio de exames físicos e de imagem. O médico avalia a força, sensibilidade e reflexos do paciente. Exames de condução nervosa e eletromiografia podem ser realizados para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, exames de ressonância magnética ou ultrassom também podem ser necessários.
A neuropatia ulnar tem cura por meio do tratamento direcionado e individualizado, permitindo na maioria dos casos a recuperação completa dos sintomas, sem sequelas. O tratamento costuma envolver fisioterapia, uso de talas e, em casos graves, cirurgia. A fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos e melhorar a mobilidade do pulso e do braço. As talas podem ser usadas para manter o pulso em uma posição neutra, especialmente durante o sono.
Se essas abordagens não forem eficazes, a cirurgia pode ser recomendada para aliviar a pressão sobre o nervo ulnar. A escolha do tratamento depende da gravidade dos sintomas e da resposta do paciente aos tratamentos não cirúrgicos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a neuropatia ulnar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!