O neuroma de Morton é uma doença que afeta os pés causando dor, sensibilidade e incômodo no local. Também conhecido como síndrome de Morton ou metatarsalgia de Morton.
No neuroma de Morton, o paciente sofre um espessamento no tecido ao redor dos nervos dos pés, localizados no 3º e 4º metatarsos. Esse espessamento do tecido forma uma espécie de nódulo, que caracteriza o chamado neuroma de Morton.
O neuroma de Morton surge devido a lesões contínuas nos nervos dos pés, que podem acontecer, por exemplo, por causa do uso prolongado de sapatos de salto alto ou de bico fino. Esses sapatos fazem com que os pés adotem uma posição não natural, que resulta em uma compressão excessiva nos nervos. Por causa disso, o corpo forma um tecido ao redor deles na tentativa de protegê-los, que é o que causa o neuroma de Morton.
O neuroma de Morton é mais comum em pacientes do sexo feminino do que em pacientes do sexo masculino.
É importante destacar, no entanto, que existem outras causas para o neuroma de Morton. Ele pode acontecer por conta do excesso de peso e do uso de sapatos de sola fina e flexível.
Entre os sintomas de neuroma de Morton, podemos destacar:
O tratamento do neuroma de Morton depende da severidade dos sintomas do paciente, mas é possível afirmar que o neuroma de Morton tem cura. Em alguns casos, o neuroma de Morton pode ser tratado por meio de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e compressas, que aliviam a dor.
Outros pacientes recebem a recomendação de tratar o neuroma de Morton por meio de fisioterapia ou mesmo de adequar seus calçados para não agravar ainda mais o nódulo. Pacientes com excesso de peso também podem ter que perder peso para ajudar a controlar a severidade dos sintomas do neuroma de Morton.
Por fim, alguns casos de neuroma de Morton envolvem também a cirurgia. Trata-se de um procedimento que remove o tecido espesso que surge ao redor dos nervos e que é feito somente em pacientes que tentaram outras alternativas para controlar o neuroma de Morton.
A cirurgia de neuroma de Morton leva cerca de uma hora para ser completada e deve ser feita com anestesia local. Após o procedimento, o paciente recebe a recomendação de manter o pé elevado para evitar o neuroma de Morton.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.