O Neuroblastoma é um tipo de tumor que pode surgir em diferentes locais do sistema nervoso simpático do organismo, aquele que é responsável por controlar funções corporais de forma inconsciente, como a respiração e a pressão arterial.
O Neuroblastoma é um tipo de tumor que pode surgir em diferentes locais do sistema nervoso simpático do organismo, aquele que é responsável por controlar funções corporais de forma inconsciente, como a respiração e a pressão arterial.
Os neuroblastomas podem se formar, por exemplo, nas glândulas adrenais, estruturais localizadas acima dos rins, mas também podem surgir nos gânglios dorsais, aparecendo em pontos do corpo como o abdômen, ao lado da coluna espinhal, no tórax e até mesmo na pele.
O neuroblastoma é um tipo de câncer e afeta majoritariamente crianças até os 10 anos de idade e em bebês que ainda estão sendo amamentados, com menos de um ano de idade.
As causas do neuroblastoma ainda são desconhecidas.
Os sintomas de neuroblastoma são muito variados, por se tratar de um tumor que afeta diferentes partes do organismo do paciente. Dependendo de onde o tumor surge, os sintomas apresentados podem diferir.
Dentre alguns sinais de alerta para neuroblastoma, destacamos:
Quando o paciente apresenta sintomas como esses, é importante buscar ajuda médica para que outras doenças que também causam esses sintomas possam ser descartadas.
O diagnóstico do neuroblastoma geralmente é feito por meio de exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada, além de exames de urina que detectam os marcadores tumorais. Uma vez que o nódulo seja localizado, ainda podem ser realizadas biópsias e exames adicionais para a confirmação do diagnóstico, avaliação do estadiamento e dos grupos de risco.
Por se tratar de um tumor que afeta bebês, em alguns casos, os pacientes recebem o diagnóstico do neuroblastoma ainda na barriga da mãe, durante a realização do pré-natal.
O tratamento do neuroblastoma envolve inúmeras variáveis, como a localização do tumor, seu estágio, a idade do paciente e também a gravidade do tumor. Em alguns casos, a cirurgia de remoção do nódulo, antes ou depois de tratamentos de quimioterapia e de radioterapia pode ser o suficiente para tratar a doença.
Certos pacientes também podem possuir neuroblastomas que desaparecem naturalmente, sem que haja a necessidade de tratamento.
Pacientes que possuem neuroblastomas em mais de um único local do corpo também podem ser encaminhados para um transplante de medula óssea, para evitar que os tumores voltem a se formar em seu organismo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.